Total de visualizações

!!

!!

Dia de Finados: Cemitério de Ipu com iluminação elétrica quase zero, visitação aos mortos à noite sob a claridade das velas

 

O Dia de Finados em Ipu teve uma movimentação abaixo do esperado no período da manhã no Cemitério São Sebastião, à tarde a visitação aumentou e no turno da noite em face da iluminação elétrica quase zero, as pessoas foram dispersando e quem ia chegando teve que orar pelos seus entes queridos sob a claridade das velas que se encontravam acesas.

O Dia de Finados também movimenta o chamado comércio informal, com a venda das velas, coroas e muita água mineral para garantir a hidratação em virtude do grande calor. Barracas com os produtos específicos para o momento foram montadas nas imediações da Praça Itagira Maria, praça esta que deu um novo panorama na parte externa do Cemitério São Sebastião. A despeito da falta de iluminação nos postes do Cemitério, a informação que obtivemos é que os fios condutores de eletricidade foram furtados, mas esse fato já faz um bom tempo, e até hoje não houve a reposição, uma providência do poder público para solucionar o problema.

A Guarda Civil Municipal de Ipu se fez presente, no sentido de organizar o trânsito e o estacionamento dos veículos, garantindo a tranquilidade no deslocamento de todos. O túmulo mais visitado como sempre continua sendo o do Damião considerado por muitos um "espírito milagreiro".

Túmulo do Damião
Postes sem luz