A vereadora Efigênia Mororó foi a entrevistada especial do programa político de maior audiência e credibilidade do rádio da região; o Fatos em Debate, exibido de segunda a sexta na Rádio Regional AM 1520 de Ipu, apresentado pelo combativo radialista Hélio Lopes e a participação do analista político Dr. Chagas Peres.
A vereadora falou do seu último mandato de vereadora, revelou que não foi mais candidata por está atendendo um pedido do seu pai de saudosa memória Enoque Mororó, quando em vida a pediu que saísse do meio político, mas também por ter sentido em seu cunhado Genêcio Mororó um desejo de um dia ser vereador. Contudo deixou claro que continuará sempre a disposição do povo ipuense para ajudar no que for possível.
Sobre a derrota nas eleições municipais de 2016, que teve como candidata a vice-prefeita sua filha Dra. Ludmila Muniz na chapa encabeçada por Diego Carlos, Efigênia foi enfática: " Nossa campanha foi bonita, perdemos porque não tínhamos dinheiro para comprar voto". Deus exemplos de pessoas que foram feitas como mercadorias, no abominável mercantilismo eleitoral. Falou que a assessoria jurídica do grupo de oposição impetrou com ações na justiça contra a compra de votos deliberada que ocorreu nas últimas eleições de Ipu. Perguntada sobre a eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal, Efigênia acredita que o vereador Zeca Rufino será reconduzido novamente a presidência. No final da entrevista disse que voltará ao FD para apresentar todos os seus projetos ao longo dos seus três mandatos de vereança.
