Total de visualizações

!!

!!

Prédio antigo do Grêmio Recreativo Ipuense está sendo demolido

 

O prédio antigo do Grêmio Recreativo Ipuense, encravado entre as ruas Coronel Pedro Aragão, Coronel Liberalino e Raimundo Martins, que mais recentemente abrigou a Agência da Caixa Econômica Federal, teve sua demolição iniciada nesta sexta-feira (25/11).

É mais um prédio que foi cenário, palco de muitos fatos históricos, inesquecíveis da cidade de Ipu; políticos e sociais. conforme informações auferidas; o proprietário do imóvel irá construir no local um posto de combustível com restaurante e outros pontos comerciais. O fato é que para os nossos historiadores e os cidadãos conservadores e os que primam pela preservação da nossa história, da nossa identidade, enfim os saudosistas de plantão lamentam profundamente o espaço que vem tomando ferozmente a especulação imobiliária em detrimento das casas, dos prédios antigos.

 
   
Criação do Grêmio Recreativo Ipuense, fundado em 12 de outubro de 1924 e que teve como primeiros dirigentes Emídio Augusto Barbosa, José Maria Sabino, Abdoral Timbó, Joaquim de Oliveira Lima, Edgard Corrêa de Castro e Sá, Dário Catunda Fontenele, Vicente Jorge Ferreira Maia, Adalberto Aragão e Manoel Dias Filho.
O seu baile de inauguração reuniu o fino da sociedade ipuense chamada naquela época de elite, foi deslumbrantemente encantador, ao som da orquestra do Maestro José Pedro da Alcântara de Sobral. Não existia sede própria os saraus eram realizados nas residências dos diretores do Clube. 
Em seguida foi construído o Palacete Iracema, onde passou a funcionar o Grêmio com o seu Gabinete de Leitura servindo grandemente a juventude e a todos que interessassem a boa leitura. Uma biblioteca grandiosa pelo valor de suas obras literárias. 
Hoje o Grêmio não funciona no local do antigo Palacete Iracema, sua sede fica no Bairro da Mina em prédio próprio e muito grande, propicio a grandes eventos.
Do Blog do Professor Francisco Melo