Total de visualizações

!!

!!

Com 105 mm, Ipu tem maior chuva registrada em 2017 no Ceará



As chuvas que caíram ontem no Ceará foram as maiores registradas no ano, tanto em número de municípios banhados quanto em volume acumulado. Das 184 cidades monitoradas, 103 tiveram precipitações, atingindo todas as regiões do Estado. Em Ipu, a 294 km da Capital, o posto de coleta indicou 105 (milímetros) mm. A chuva foi a maior deste mês.

Conforme Raul Fritz, meteorologista da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), as precipitações de janeiro são resultado da ação do encontro de ventos dos dois hemisférios, que se chocam próximo ao centro do globo e formam a Zona de Convergência Intertropical.

 Ele também apontou a influência de Vórtice Ciclônico de Altos Níveis sobre o Nordeste, que causa nuvens carregadas em áreas próximas a onde atua. “A Zona de Convergência tinha se afastado um pouco, mas voltou, para nossa felicidade. Ela atinge, principalmente, o norte do Estado. Ainda tem o Vórtice atuando sobre o Nordeste”, explicou.

Segundo Fritz, as chuvas de janeiro acontecem independentemente das precipitações esperadas para os meses de fevereiro a maio, período da quadra chuvosa.

Com os registros de ontem, Ipu superou a média histórica do mês de janeiro. São 132 mm acumulados neste ano, 19,1% acima do esperado, tornando o Município o que mais recebeu chuvas nos últimos 20 dias. Viçosa do Ceará vem em segundo lugar, com 128 mm, e Ipueiras em terceiro, com 124 mm. 

Fonte: O Povo / (Igor Cavalcante)