Total de visualizações

!!

!!

Guaraciaba do Norte: Teto do pátio de escola desaba e quase causa tragédia

Desabou na tarde deste sábado, 21, o teto do Pátio da Escola de Educação Infantil e  Ensino Fundamental de Santo Antonio dos Camelos, na zona rural de Guaraciaba do Norte. 



O sinistro aconteceu por volta das 15h00 e por pouco não se transformou em uma tragédia sem precedentes, já que desde o fim da "obra" de cobertura do pátio, é comum que crianças fiquem brincando no local, mas felizmente, na tarde deste sábado não havia ninguém no local, já que as crianças estavam numa atividade diferente depois das chuvas de ontem, caçando tanajuras.

Moradores relataram que ouviram um barulho estrondoso e quando chegaram ao local o telhado estava completamente no chão. Ainda segundo relatos, eles procuraram se havia alguma vítima nos escombros mas não foi localizada nenhuma pessoa. Todo o madeiramento do teto e as telhas de cerâmica estavam caídos ao chão.

Em conversa com nossa reportagem, uma moradora informou que a obra de cobertura do pátio foi concluída na última semana do mês de dezembro de 2016, portanto a menos de um mês do desabamento ocorrido nesta tarde. 

A Escola, que atende a 239 alunos da Educação Infantil ao 9º ano do Ensino Fundamental, passa por uma reforma que foi iniciada na administração do ex-prefeito Regivaldo, que é Engenheiro Civil, mas ainda não foi concluída. 

Segundo moradores a reforma contava com, além da cobertura do pátio, a construção de 5 salas de aula e banheiros. A Escola não é murada, e qualquer pessoa pode ter acesso ao local onde ocorreu o desabamento do teto por um corredor lateral.

Tentamos contato com o ex-prefeito Regivaldo Melo Cavalcante por telefone e através do aplicativo whatsapp mas sem sucesso.

Também conversamos com o Prefeito Dr Adail Machado que nos informou já ter entrado em contato com o Secretário de Obras Jair Boto Cruz, para que tome todas as providências iniciais. Dr Adail informou que técnicos do TCM já estiveram em Guaraciaba a seu pedido, averiguando essas obras inacabadas e que também se encontram com suas estruturas comprometidas.

O Prefeito informou ainda que irá acionar a construtora e o responsável pela obra que desabou para que assuma toda a responsabilidade civil, inclusive pleiteando indenização ao município que terá custos para levar os alunos para uma estrutura segura, até que esteja comprovada tecnicamente as condições necessárias para que os alunos voltem a frequentar a Escola de Santo Antonio dos Camelos. 

Dr Adail assegurou ainda que será feita uma auditoria técnica minuciosa para que sejam apuradas as causas desse desabamento afim de que se puna(m) o(s) responsável(eis).
 
Fonte: Cyro Leopoldo