O programa O Líder em Mim
foi elaborado para auxiliar os professores a desenvolverem habilidades
de liderança em seus estudantes. Ajudar os estudantes a descobrirem suas
próprias forças únicas permite que os professores encontrem
oportunidades para cada uma das crianças brilhar em ser um LÍDER.
Ao incorporar a linguagem comum dos 7 Hábitos em todas as áreas
curriculares, aprofunda a compreensão do estudante e reconhece o que a
escola e o professor acreditam ser importante.
A
liderança é um conceito que nós normalmente não consideramos ao pensar
nas crianças. Elas, contudo, são muito capazes de aprender as
habilidades de liderança e utilizá-las em casa e na escola. Ao
desenvolver crianças experientes que sabem de suas forças, nós as
ajudamos a desencadear seu potencial para que conduzam suas vidas e
influenciem outras.
Uma
parte fundamental desse processo é que ocorra em toda a escola – em
todos os lugares, todas as horas. Dessa forma, os estudantes entendem a
mensagem de liderança de todos durante o período escolar. Visto que as
crianças compreendem e utilizam os 7 Hábitos, elas se tornam mais
motivadas, organizadas e envolvidas, e assumirão o controle de seus
aprendizados.
O Instituo Kairós irá trabalhar 1 HÁBITO
por semana, cumprindo assim a proposta do programa, que é inserir de
forma ativa a linguagem dos 7 Hábitos para todos os funcionários, alunos
e pais.
O primeiro hábito a ser trabalhado é o Hábito 1 – SEJA PROATIVO, saiba mais sobre:
Princípio: Eu sou livre para escolher e sou responsável por minhas escolhas.
A palavra PROATIVIDADE
implica muito mais do que tomar a iniciativa. Implica que nós, como
seres humanos, somos responsáveis por nossas próprias vidas. Nosso
comportamento resulta em decisões tomadas, e não das condições externas.
Possuímos iniciativa e responsabilidade suficiente para fazer com que as coisas aconteçam. O comportamento PROATIVO
é um produto de sua escolha consciente, baseada em valores e não no
resultado de um comportamento reativo, baseado em sentimentos.
As
pessoas proativas não deixam circunstancias, condições ou o ambiente
mostrarem a elas como atuarem. Tomar a iniciativa não significa ser
agressivo, insistente ou chato, e sim reconhecer a responsabilidade de
fazer com que as coisas aconteçam.
Uma
das formas de se determinar em que círculo nos encontramos é distinguir
entre o ser e o ter. O círculo de preocupações está cheio de ter e o
círculo de influência está cheio de ser: Eu posso ser mais paciente, ser
mais sábio, ser mais carinhoso. A linguagem que utilizamos é um
indicador real do nosso comportamento.
Vinícius Braga