Total de visualizações

!!

!!

Cadastramento biométrico obrigatório em Ipu é iniciado pelo TRE




Foi iniciado na última semana do mês de março o cadastramento biométrico eleitoral obrigatório no município de Ipu. Os eleitores devem procurar o Cartório Eleitoral da cidade - 21ª Zona Eleitoral - para efetuarem a biometria. 
Segundo o TRE-CE, em 2016, havia em Ipu um quantitativo de 33.808 eleitores. Todos os eleitores do município são obrigados a comparecer ao cartório eleitoral para a coleta de dados biométricos. Caso contrário, os títulos serão cancelados.
Para facilitar o processo de cadastramento biométrico do eleitorado, o TRE-CE adotou o sistema de agendamento, na capital e em vários municípios, através do qual os eleitores podem escolher a data e o horário em que desejam ser atendidos. Os eleitores devem agendar seu atendimento no Disque Eleitor (148), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, ou na página do TRE-CE.
Através dos mesmos canais, o eleitor tira também suas dúvidas acerca da documentação necessária para o atendimento, endereços dos Cartórios Eleitorais, dentre outras informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral.
A meta do TRE-CE é recadastrar cerca de 75% do eleitorado do Estado do Ceará até as eleições de 2018 e atingir 100% em 2020. Nas eleições municipais de 2016, 34,78% dos eleitores cearenses de 62 municípios votaram com a identificação biométrica (16% na capital). Já para o ciclo 2017-2018, 69 municípios passarão pelo processo de revisão biométrica, somando 131 municípios com 100% do eleitorado recadastrado para as eleições de 2018.
Cadastro
Para fazer o cadastramento biométrico, o eleitor deve apresentar documento de identificação oficial com foto, título de eleitor, CPF e comprovante de endereço, para comprovação da área eleitoral. Quem não possui título de eleitor e desejar tirá-lo, a emissão pode ser feita durante o cadastramento biométrico. Nesse caso, homens também devem apresentar o comprovante de quitação com o serviço militar obrigatório.

Cancelamento de títulos
O TRE-CE lembra ainda aos eleitores que não votaram nas três últimas eleições, que o prazo para a regularização do título se esgota no próximo dia 2 de maio. No Ceará, existem 69 mil títulos que podem ser cancelados, caso esses eleitores não compareçam aos cartórios eleitorais para prestar contas com a Justiça Eleitoral. Quem quiser conferir a sua situação eleitoral também poderá se informar através do telefone 148.
Fonte: Expresso Ipu