Total de visualizações

!!

!!

Gestora da APA da Bica do Ipu fala das ações de combate as queimadas, desvios e barramentos das águas do Riacho Ipuçaba e a descoberta de uma espécie rara de animal

 

A nossa reportagem entrevistou nesta terça-feira (24/10) a gestora da APA (Área de Proteção Ambiental) da Bica do Ipu, a jovem Helaine Matos.

Helaine esclareceu tudo sobre APA e suas finalidades. Relatou sobre o trabalho que a APA tem desenvolvido, junto com outros órgãos ambientais, no sentido de conscientizar os produtores da região serrana sobre o uso dos recursos naturais, sobretudo a água do Riacho Ipuçaba. A despeito das queimadas que ora devastam o sopé da Serra da Ibiapaba, estão em atuação com o intuito de debelar o fogo; equipe da APA, uma equipe de Brigadistas do IBAMA, e o Corpo de Bombeiros que também foi acionado, além da Guarda Civil Municipal que executara suas ações. Voluntários estão reforçando as fileiras para combater os focos de incêndios.

A gestora da APA se reportou sobre a presença de pesquisadores da UFC em coleta do caranguejo Fredius reflexifrons; espécie endêmica das Bacias do Rio Amazônia, e curiosamente, foi descoberta nas fontes do Riacho Ipuçaba. Os estudos estão contando com a colaboração valiosíssima do ambientalista Petinha Lira. A APA também realiza um trabalho de educação ambiental nas instituições educacionais do município de Ipu, através de palestras. 

Sede da APA da Bica do Ipu
Equipe da APA com voluntários
Equipe da COGERH em trecho do Riacho Ipuçaba
APA e Brigadistas do IBAMA - Combate as queimadas

Palestra da APA na Escola Antonio Pereira de Farias
Pesquisadores da UFC em coleta do caranguejo Fredius reflexifrons
Confira na Sonora abaixo a entrevista completa, esclarecedora, com a gestora da APA da Bica do Ipu; Helaine Costa: