Total de visualizações

!!

!!

Fenômeno assusta e causa destruição de outdoor no bairro das Pedrinhas, em Ipu

 

Na tarde deste domingo (31/12/2017), por volta dás 13h45, uma espécie de fenômeno natural assustou moradores do bairro das Pedrinhas e destruiu um outdoor.

Um gigantesco redemoinho de poeira se formou na rua Professor Arquimedes Memória, com tempo aproximado de 10 a 15 segundos, foi o suficiente para balançar com  muita força imensas árvores, assustar moradores das imediações e destruir totalmente um outdoor do Instituto Kairós, encravado na confluência da avenida Dr. Darcí Corrêa com a rua Professor Arquimedes Memória. 

 
Exemplo de um redemoinho de poeira
Os redemoinhos, rodamoinhos, remoinhos, torvelinhos, redemoinhos-de-poeira, pés-de-vento ou diabos de poeira são ventos em espiral formados pela convecção do ar, em dias quentes, sem ventos e de muito sol.

Ocorrem quando o solo se aquece em determinado ponto, transferindo esse calor à porção de ar que está parada logo acima dele. Quando atinge uma determinada temperatura, esse ar sofre rápida elevação, subindo em espiral e cria um mini centro de baixa pressão. Devido ao princípio da conservação do momento angular esse redemoinho ganha velocidade e acaba levantando a poeira do solo, fazendo com que um funil de 'sujeira' seja visível. Ele pode apresentar desde alguns centímetros até muitos metros de altura.

Há também outro tipo de redemoinho,por exemplo,quando o solo se aquece em determinado ponto e o vento fraco vindo de uma direção se encontra com a corrente de ar quente acima do ponto super aquecido esse vento tende a ganhar velocidade,girar e empurrar o "turbilhão" para a direção que ele estaria.Também há os redemoinhos mais comuns que se formam quando a corrente de vento é parada por uma "parede" de canto criando uma corrente ascendente de vento giratória.

Frequentemente esse fenômeno é confundido com um tornado, porém vale salientar que, ao contrário dos tornados, os redemoinhos de poeira somente se formam em dias sem nuvens, sob muito sol e calor e baixa umidade do ar. Além disso, a velocidade dos ventos desse fenômeno raramente ultrapassa os 100 km/h, podendo causar apenas pequenos estragos, tais como destelhamentos leves.
 
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.