Total de visualizações

!!

!!

Fogo controlado nas "Matas dos Tabajaras", mas o rastro de destruição da flora e da fauna é incalculável

 

A nossa reportagem entrevistou nesta sexta-feira (05/01) a gerente da APA da Bica do Ipu, a mesma nos informou que o incêndio nas "Matas dos Tabajaras", está sob controle, porém o rastro de destruição deixado na fauna e na flora é incalculável.

O fogo que teve início na zona urbana se alastrou por grande extensão da Área de Proteção Ambiental, em função da vegetação seca, porquanto de fácil combustão, causando a morte de árvores centenárias e de muitos animais, sobretudo os repteis, indivíduos que utilizam o solo e as árvores como morada e meios de sobrevivência, não tiveram como escapar das chamas avassaladoras. 

O rastro de destruição deixado pelo fogo impressiona, desta forma nosso ecossistema levará muitos anos para se recuperar, para se reconstituir, e as consequências para nós seres humanos também serão inexoráveis. A gerente da APA da Bica do Ipu Helaine novamente enfatizou a gravidade do crime em relação a esse tipo de atitude e orienta aos agricultores do município que o preparo do solo para o plantio através de queimadas hjá muito tempo está ultrapassado, e caso ainda se utilize dessa prática procure a orientação de especialistas.

 
Confira na sonora abaixo entrevista com a gerente da APA da Bica do Ipu. Que aproveitou para agradecer a todos que caíram em campo para debelar o fogo; Guarda Civil Municipal, bombeiros, voluntários e outros: