Total de visualizações

!!

!!

Ambientalista por natureza: Vocação e paixão do maior plantador de árvores de Ipu e região

Toinho sob a sombra de uma Catingueira plantada por ele
A nossa reportagem entrevistou nesta segunda-feira (14/05) o maior plantador de árvores de Ipu e região, que começou a nobre atividade quase como um acaso, que depois se transformou em um sacerdócio e porque não dizer em um hobby, já que além de vocação é uma paixão; uma terapia para esse benfeitor da natureza. 

Antonio Jorge da Costa, o "Toinho Jorge"; funcionário público federal da FUNASA (Fundação Nacional de Saúde) preenche boa parte do seu precioso tempo  cultivando mudas de árvores de várias espécies no quintal de sua casa, na rua professor Arquimedes Memória, bairro das Pedrinhas. "Toinho Jorge" descobriu sua vocação quando trabalhava na cidade de Croatá da Serra, que tem o projeto de reflorestamento, pegou gosto, fez curso e a cerca de 10 anos exerce um trabalho totalmente voluntário em sua cidade, arborizando praças, canteiros e outras repartições públicas, além dos terreiros e quintais dos domicílios de muitos dos seus munícipes. 

"Toinho Jorge" começou cultivando mudas de Nim Indiano, mas hoje conserva em seu espaço especial, várias espécies nativas que vai desde o pau-ferro a plantas frutíferas como abacateiro, mangueira, tamarindo e outros, e ultimamente também partiu para as plantas medicinais. O nosso ambientalista tem tido um papel preponderante no projeto da Reserva Florestal Urbana que está sendo cultivada por um grupo de escoteiros católicos da cidade de Ipu que tem a frente o sargento da PM Jocélio Miranda.

 
 
 




Confira na sonora abaixo a entrevista na íntegra e a mensagem de conscientização ambiental desse homem que exerce um trabalho imensurável, haja vista o seu contributo a Natureza: