Total de visualizações

!!

!!

Coordenadora da Vigilância em Saúde esclarece sobre vacinação contra a gripe H1N1, suspeitas de casos de sarampos e as arboviroses. "Não há motivos para pânico"!

 

A nossa reportagem entrevistou nesta quarta-feira (09/05) a coordenadora da Vigilância em Saúde do município de Ipu, a senhora Lidiana Martins, que apresentou todas as explicações a respeito de suspeição de casos da temível gripe H1N1, campanha de vacinação, suspeitas de crianças terem contraído sarampo e as medidas profilaxias contra as arboviroses.

Os casos suspeitos, incluindo uma morte não foram confirmados como sendo consequência da gripe H1N1, mas todas as providências ante essas suspeitas foram tomadas com a prescrição da medicação preconizada pelo Ministério da Saúde, e consequentemente a transferência dos pacientes para as unidades com maior estrutura e recursos. Conforme o SVO (Serviço de Verificação de óbito) de Sobral; a causa morte da mulher do bairro do Alto da Boa Vista, desta cidade Ipu-CE, ocorrido nesta terça-feira, foi por complicações cardíacas, em decorrência de uma pneumonia, embora o laudo cadavérico ainda esteja sendo aguardado. 

Lidiana informa a toda a população que os estoques de vacinas estão se esgotando rapidamente em virtude da grande procura, o que é um fato altamente positivo, e que o dia "D" nos Postos de saúde acontece no próximo sábado (12/05), para os chamados grupos de risco, mas que não precisa correria já que a meta de vacinação irá até o dia 1º de junho, e provavelmente todos serão vacinados, incluindo até mesmo as pessoas fora dos chamados grupos de risco. A coordenadora da Vigilância em Saúde foi taxativa em dizer que não houve casos de H1N1, e se dermos essa má sorte, o município está preparado, e ressalta também que a gripe H1N1 não é 100% letal, existem casos de pessoas em outras cidades com diagnóstico e que conseguiram se curar. "Temos que ficar em total alerta, porém não há motivos para pânico"! Enfatizou a coordenadora da Vigilância em Saúde.


Confira na sonora abaixo todas as explicações oficiais do município sobre a gripe H1N1, as arboviroses (são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, Zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. A classificação "arbovírus" engloba todos aqueles transmitidos por artrópodes, ou seja, insetos e aracnídeos; como aranhas e carrapatos). E os esclarecimentos das suspeitas de sarampo em Ipu: