Total de visualizações

!!

!!

Em Ipu, Mãe de criança com suspeitas de ter contraído sarampo, relata que está sofrendo discriminação social e diz que houve precipitação na divulgação do caso

 

A nossa reportagem foi solicitada nesta terça-feira (08/05) pela mãe da criança do sexo feminino de apenas 2 anos, com suspeitas de ter contraído sarampo, nos relatou que ela e sua filha estão sendo discriminadas socialmente, em função de ter havido uma divulgação precipitada do caso, sem que houvesse ainda a confirmação.

A senhora Valdênia reside no bairro dos Canudos desta cidade Ipu-CE, e na quarta-feira (02/05) levou sua filha para atendimento médico na Unidade Básica de Saúde do bairro dos Canudos, pois a mesma apresentava um quadro febril e com algumas manchas pelo corpo. O médico que segundo ela lhe atendeu muito bem, solicitou que a mesma fosse encaminhada ao Hospital Municipal para uma sorologia, tendo em vista haver possibilidades de ser sarampo, após isso Valdênia afirma que houve um alvoroço muito grande dos outros profissionais da UBS, e isso pode ter repercutido a informação rapidamente. 

A Secretaria de Saúde diante da suspeita tomou as providências cabíveis e realizou uma vacinação em várias pessoas do bairro dos Canudos e parte do bairro do Corte, tomando acertadamente as medidas preventivas. Contudo a mãe sabendo que a filha tem problemas alérgicos, e havendo o grande risco de dengue na área onde mora,  e também pela filha já ser vacinada contra sarampo, ou seja tomou as duas doses da tríplice viral, resolveu procurar uma segunda opinião médica em uma instituição privada de saúde, e a criança foi receitada com um anti-alérgico e já está curada, levando-se a crer mesmo ainda não tendo recebido o resultado da sorologia que não estaria com sarampo. A mãe culpa alguns profissionais da UBS de ter espalhado a notícia de que sua filha estaria com sarampo e por isso tem sofrido descriminação por parte de algumas pessoas, e agora quer explicações e uma retratação da Secretaria Municipal de Saúde.

Cartão de Vacina da criança consta as duas doses da Tríplice Vira
Valdênia
Confira na sonora abaixo a entrevista na íntegra da senhora Valdênia; mãe da criança que tinha a suspeição de ter contraído sarampo: