Total de visualizações

!!

!!

Detentos fogem por túnel em penitenciária de Juazeiro do Norte

Buraco de aproximadamente 50 cm serviu de fuga para os presos. Chinelos ficaram no local. (Foto: Antonio Rodrigues)
Juazeiro do Norte. Detentos da Penitenciária Industrial Regional do Cariri (PIRC), localizada neste Município do Cariri cearense, fugiram por meio de um túnel por volta das 16h desta terça-feira (19). O primeiro detento que foi capturado pela Polícia afirmou que cerca de 20 presos escaparam. No entanto, são especulados cerca 30 fugitivos – a maior fuga da unidade prisional desde sua fundação, em 2000.

A Polícia foi acionada pela penitenciária por volta das 16h20 e já conseguiu capturar pelo menos 11 detentos. Muitos deles estavam escondidos na área próxima ao presídio, onde tem uma extensa mata fechada. Um dos policias confirmou que foram feitos alguns disparos durante a ação para intimidá-los, mas ninguém se feriu. Alguns se entregaram ao ouvir os estampidos.
Seis motos do BPRaio estiveram na procura dos fugitivos. Sete foram pegos com a equipe.
Inclusive, alguns oficiais reclamaram da ausência do helicóptero da Coordenadoria Integrada De Operações Aéreas (Ciopaer) na ação de captura, que contou com o apoio do Comando Tático Rural (Cotar), BPRaio e da Força Tática de Apoio (FTA).

Os presos construíram um túnel que levava para fora da penitenciária com saída encostada ao muro, com aproximadamente 50 cm de largura. No buraco, a Polícia Militar encontrou ainda um par de chinelos dos fugitivos.

Tentativa anterior
A fuga de hoje quase aconteceu no mês de junho do ano passado, quando pelo menos 30 detentos escavaram um túnel de 18 metros de extensão e estava a dois metros da muralha do presídio. A estrutura foi descoberta no dia 29, durante uma vistoria de rotina. Nenhum dos 774 presos conseguiu fugir. A última fuga foi há pouco mais de três anos. Dois homens escaparam.


Com informações de Antonio Rodrigues.
Fonte: Diário do Nordeste