Total de visualizações

!!

!!

Crime hediondo: Homem é preso pela Polícia Civil de Ipu, mediante acusação de estupro de vulnerável

 

A Polícia Civil de Ipu efetuou na manhã desta quinta-feira (18/10) a prisão de um homem acusado de estupro de vulnerável.

Há vários dias a Polícia Civil apurava a grave acusação de que um homem da cidade de Ipu teria mantido relação sexual com uma menor de idade, entre 12 e 13 anos, o que se configura o estupro de vulnerável. Entretanto tendo em vista que o acusado alega inocência, e o processo está na fase de apuração de todos os elementos, achamos prudente resguardar a identidade do acusado, quanto a menor, a própria legislação assegura total sigilo e preservação de sua pessoa. 

Estupro de Vulnerável:
Delito previsto no artigo 217-A do Código Penal. São elementos objetivos do tipo: “ter” (conseguir, alcançar) conjunção carnal (cópula entre pênis e vagina) ou “praticar” (realizar, executar) outro ato libidinoso (qualquer ação que objetive prazer sexual) com menor de 14 anos, com alguém enfermo (doente) ou deficiente (portador de retardo ou insuficiência) mental, que não tenha o necessário (indispensável) discernimento (capacidade de distinção e conhecimento do que se passa, critério ou juízo) para a prática do ato sexual, assim como alguém que, por qualquer outra causa, não possa oferecer resistência (força de oposição contra algo). O vulnerável é a pessoa incapaz de consentir validamente o ato sexual, ou seja, é o passível de lesão, despido de proteção.

Fundamentação: Artigo 217-A do Código Penal - Artigo 1º, inciso VI, da Lei nº 8.072/90

Fonte: Dicionário Jurídico