Total de visualizações

!!

!!

Escola Auton Aragão teve maior crescimento no SPAECE 2019 dentre todas as escolas do Ceará

Klênio Pontes e Paulo Martins. Fonte: Facebook.

A centenária escola estadual de Ensino Médio Auton Aragão, localizada no centro de Ipu-CE, foi destaque na última edição do SPAECE, realizada no ano passado (2019). Obteve o maior crescimento em Matemática dentre todas as escolas do Estado do Ceará, elevando sua proficiência, nesta disciplina, em 69,8 pontos. Foi destaque também em Português, crescendo, nesta área, 34,5 pontos.
Em solenidade na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC),  no último dia 15, a escola foi homenageada pelo grande avanço obtido. Para o Diretor, Paulo César Martins Torres (foto), o crescimento já era esperado, uma vez que o núcleo gestor e a comunidade escolar (professores, funcionários) têm realizado um trabalho em equipe no sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos. O mais importante, no entanto, disse, “é o crescimento com equidade”, respeitando as diferenças. A surpresa, para ele, foi a escola ter liderado o crescimento no Estado. Destacou a continuidade de um trabalho sério, de uma equipe coesa e comprometida com a educação.

PRÊMIO DO PROGRAMA APRENDER PRA VALER
Em 2016 a escola já havia recebido prêmio do Programa Aprender pra Valer, por seu desempenho na consolidação de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático, nos resultados do SPAECE (2015), dentre outros critérios de avaliação do programa.
Aprender pra valer é outro programa do governo do Estado do Ceará que tem por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio, com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano, bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e tecnológica.
Aquele resultado havia colocado a escola Auton Aragão como o 3º melhor estabelecimento de ensino secundário, em aprendizagem, entre as 575 escolas estaduais do Estado.
 Os resultados dos alunos da escola Auton Aragão a consolidam como estabelecimento de referência na educação secundária na cidade de Ipu e no Estado do Ceará.

SOBRE O SPAECE

O Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que mede as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Foi implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado. Realizada de forma censitária e universal, abrange as escolas estaduais e municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC) e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais, investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a sua abrangência, incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio para as três séries de forma censitária.
Com informações do Professor Dr. Antonio Vitorino