![]() |
Klênio Pontes e Paulo Martins. Fonte: Facebook. |
A centenária escola estadual
de Ensino Médio Auton Aragão, localizada no centro de Ipu-CE, foi destaque na
última edição do SPAECE, realizada no ano passado (2019). Obteve o maior crescimento em Matemática
dentre todas as escolas do Estado do Ceará, elevando sua proficiência, nesta
disciplina, em 69,8 pontos. Foi destaque também em Português, crescendo, nesta área,
34,5 pontos.
Em solenidade na Secretaria
de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), no
último dia 15, a escola foi homenageada
pelo grande avanço obtido. Para o Diretor, Paulo César Martins Torres
(foto), o
crescimento já era esperado, uma vez que o núcleo gestor e a comunidade
escolar (professores, funcionários) têm realizado um trabalho em equipe
no
sentido de melhorar a aprendizagem dos alunos. O mais importante, no
entanto, disse,
“é o crescimento com equidade”, respeitando as diferenças. A surpresa,
para
ele, foi a escola ter liderado o crescimento no Estado. Destacou a
continuidade
de um trabalho sério, de uma equipe coesa e comprometida com a educação.
PRÊMIO
DO PROGRAMA APRENDER PRA VALER
Em 2016 a escola já havia recebido prêmio
do Programa Aprender pra Valer, por seu desempenho na consolidação
de competências avançadas de leitura e de raciocínio lógico-matemático, nos
resultados do SPAECE (2015), dentre outros critérios de avaliação do programa.
Aprender
pra valer é outro programa do governo do Estado do Ceará que tem
por finalidade a elevação do desempenho acadêmico dos alunos do Ensino Médio,
com vistas à aquisição dos níveis de proficiência adequados a cada série/ano,
bem como a articulação deste nível de ensino com a educação profissional e
tecnológica.
Aquele resultado havia colocado a escola
Auton Aragão como o 3º melhor estabelecimento de ensino secundário, em
aprendizagem, entre as 575 escolas estaduais do Estado.
Os resultados dos alunos da escola
Auton Aragão a consolidam como estabelecimento de referência na educação secundária
na cidade de Ipu e no Estado do Ceará.
SOBRE O
SPAECE
O Sistema Permanente de Avaliação da Educação
Básica do Ceará (SPAECE) é uma avaliação externa em larga escala que mede
as competências e habilidades dos alunos do Ensino Fundamental e
do Ensino Médio, em Língua Portuguesa e Matemática. Foi
implementado em 1992 pelo Governo do Estado do Ceará por
meio da Secretaria da Educação (SEDUC). Atualmente tem o objetivo de promover
um ensino de qualidade e equânime para todos os alunos da rede pública do Estado.
Realizada de forma censitária e universal, abrange as escolas estaduais e
municipais, utilizando testes (eventualmente com itens elaborados pelos
professores da rede pública), tendo como orientação os Parâmetros Curriculares
Nacionais (PCN) do Ministério da Educação (MEC)
e os Referenciais Curriculares Básicos (RCB) da Secretaria de Educação do
Estado do Ceará - SEDUC. São aplicados, também, questionários contextuais,
investigando dados socioeconômicos e hábitos de estudo dos alunos, perfil e
prática dos professores e diretores. Por considerar a importância da avaliação
como instrumento eficaz de gestão, a SEDUC ampliou em 2007 a sua abrangência,
incorporando a avaliação da alfabetização e expandindo a avaliação do Ensino Médio
para as três séries de forma censitária.
Com informações do Professor Dr. Antonio Vitorino