Total de visualizações

!!

!!

Heróis de guerra: Historiador e escritor fala da pesquisa sobre os três ipuenses; combatentes na 2ª guerra mundial

Luiz Pereira Lima, Luiz Xerez e José Itamar Mourão.
Três ipuenses descobertos através de pesquisa; combatentes na 2ª guerra mundial, sobreviveram e voltaram ao Brasil que nem outros tantos, como heróis de guerra. A AFAI (Associação Ipuense de Letras Ciências e Artes) os homenageou, através de suas respectivas famílias, com a Comenda Professor Arquimedes Memória na 18ª Festa do Reencontro 2020. Um pequeno reconhecimento ante a representatividade desses ilustres ipuenses.

O escritor; historiador; funcionário federal Iran Coelho Malaquias é o autor dessa importante, significativa pesquisa, que virou artigo na Revista Acadêmica Nº 10 da AILCA (Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes), e trouxe ao conhecimento de todos nós esse fato histórico.  Luiz Pereira Lima, Luiz Aragão Xerez e José Itamar Mourão; dois do Exército e um da Marinha, foram convocados pela FEB (Forças Expedicionárias Brasileiras) e se tornaram combatentes na 2ª guerra mundial, uma guerra que não era nossa, diz o historiador. 

Iran Coelho ressalta que os ipuenses combatentes de guerra, sobrevieram e ao retornarem à terra natal (Ipu) constituíram famílias, mas conviveram até o final de suas vidas com os efeitos, os traumas que são causados pelos horrores de uma guerra.

Artigo publicado na Revista Acadêmica Nº 10.
Familiares dos homenageados recebendo a Comenda.
Ouça a entrevista na íntegra com o pai da matéria, o autor da pesquisa; escritor; historiador Iran Coelho Malaquias, contando um pouco da história de cada combatente; ipuenses heróis de guerra: