Total de visualizações

!!

!!

Árvore de grande porte tomba e derruba parte do muro do Cemitério de Ipu

 

Uma árvore de grande porte, da espécie eucalipto, tombou na tarde desta quarta-feira (06/02), destruindo parte do muro do Cemitério da sede do município de Ipu. Túmulos também foram atingidos pela árvore gigantesca. 

A queda deste eucalipto desperta a preocupação com as condições das outras árvores da mesma espécie, que também possam tombar e causar mais do que um susto, prejuízos materiais ou até mesmo ferir pessoas. 


Fotos postadas em grupos de WhatsAPP.
 
Uma árvore com mais de 700 espécies, de origem australiana, que se se dá bem com praticamente todos os tipos de clima, árvore da família das Mirtáceas, de grande utilidade principalmente na indústria de celulose. Dela podem ser retirados ainda óleos especiais, os quais podem servir de matéria prima na produção de produtos de limpeza e alimentícios, além de perfumes, remédios etc.
 
O cultivo de eucalipto no Brasil começou por volta de 1900, pelo engenheiro agrônomo Edmundo Andrade.

Atualmente o seu cultivo está espalhado em várias partes do Brasil, ganhando destaque em Minas Gerais, cujo município de Itamarandiba é um dos maiores produtores de eucalipto no mundo, promovendo a atividade há mais de 25 anos.

São muitas as características desta árvore, sendo uma delas a sua menor retenção de líquido, o que possibilita que a água chegue ao solo mais rápido, hidratando-a pela raiz, que por sua vez retém o líquido.

Possui rápido crescimento, sendo que algumas podem chegar até 90 metros. É, portanto, uma das árvores mais altas do mundo, além de elevada produção de sementes.

Na fabricação de móveis, ela tem o seu diferencial, tendo em vista que sua madeira, “cor de mel”, é bastante durável e pesada. Há espécies, resistentes à água, muito úteis para a indústria naval e para a produção de postes, por exemplo.

Outra curiosidade está na sua capacidade de resistir a certos tipos de incêndios. É que abaixo da casaca, no decorrer do tronco, há brotos dormentes. Assim, quando o fogo destrói a casca e as folhas, estes brotos crescem, tomando lugar do tronco carbonizado.

Estes e outros motivos fazem do eucalipto uma árvore diferenciada e apreciada em todo o mundo, sendo considerada uma obra-prima da natureza.


Fonte: InfoEscola