Total de visualizações

!!

!!

Metade dos infectados com o novo coronavírus não apresenta sintomas

Estudo feito na Islândia constatou mais detalhes da doença




A Covid-19, que já infectou mais de 500 mil pessoas e matou quase 25 mil, possui uma característica intrigante: metade das pessoas que se contaminarem com o vírus não vão apresentar qualquer sintoma. É isso que mostra um estudo realizado na Islândia.

Para chegar a este resultado, o país realizou 12.615 testes, encontrando 802 pessoas com a Covid-19. Essa quantidade de pessoas testadas representa 3,4% da população, o que faz da Islândia a nação que testou a maior porcentagem dos habitantes.

“Os primeiros resultados da deCode Genetics indicam que uma baixa proporção da população em geral contraiu o vírus e que cerca da metade daqueles que apresentaram resultado positivo são assintomáticos”, afirmou o principal epidemiologista do país, Thorolfur Gudnason. O pesquisador ainda destacou que a outra metade apresenta apenas “sintomas moderados de resfriado”.

Este resultado pode significar um número ainda maior de infectados. No momento em que este texto foi escrito, o Ministério da Saúde confirma 2.915 casos no país, além de 77 óbitos. Porém, considerando que os testes no país só são realizados em pacientes mais graves, é possível, para não dizer provável, que o número de doentes seja muito maior.

A situação fica ainda mais preocupante quando as pessoas insistem em desrespeitar a orientação de permanecer em casa, podendo contaminar muitas outras pessoas. Esta informação deixa ainda mais clara a necessidade de testar quantas pessoas forem possíveis. Apesar disso, a ausência de kits de teste para todos impossibilita que o país consiga testar toda a população. Por conta disso, é muito importante seguir a instrução de ficar em casa, para que, dessa forma, o contágio seja controlado e impeça a disseminação do vírus.




Fonte: Olhar Digital