Total de visualizações

!!

!!

Ceará tem dia com maior confirmação de casos e óbitos por Covid-19, com 32 mortes a mais

Os dados foram atualizados pela plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde do Estado, às 17h15 desta quinta-feira (23).

No Ceará, foram realizados cerca de 17 mil testes para detecção de Covid-19 em pacientes — Foto: Reprodução EPTV.
O Ceará enfrenta nesta quinta-feira (23) o dia com maior número de confirmações de casos de infecção e mortes pela Covid-19 em um prazo de 24 horas. Segundo os dados da plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde (Sesa), divulgados às 17h15, o total atual é de 4.702 infectados pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e de 271 mortes pela doença. 

Em relação aos dados fornecidos no mesmo horário desta quarta-feira (22), houve um acréscimo de 586 novos resultados positivos para o vírus, além de mais 32 mortes confirmadas. 

Os números fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, o que não corresponde necessariamente à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. 

Fortaleza concentra a maioria dos registros, com 3.791 casos e 212 óbitos. O novo coronavírus (Sars-Cov-2) já alcança 116 cidades cearenses. 

Outras informações atualizadas da plataforma:
  • São 14.750 casos suspeitos;
  • 17.572 testes realizados;
  • A taxa de letalidade da doença no CE é de 5,8%;
  • 116 cidades têm casos de Covid-19
O Ministério da Saúde informou que há 3.313 mortes por Covid-19 no país e 49.492 casos. Nesta quarta, eram 2.906 óbitos, ou seja, em 24 horas foram confirmadas mais 407 mortes. 


Ceará tem quase 40 mil ocorrências por aglomeração

Em um mês de quarentena, foram registradas quase 40 mil ocorrências por descumprimento ao isolamento social, implantado desde 0h de 20 de março por meio de decreto assinado pelo governador Camilo Santana como medida de combate à Covid-19. Os dados abrangem a Grande Fortaleza e os municípios de Sobral e Juazeiro do Norte. 

Das 39.094 mil ocorrências, 23.174 referem-se a aglomerações de pessoas e 15.920 à abertura de comércios considerados não essenciais. Ao longo dos 30 dias, portanto, houve uma média de cerca de 1.300 ocorrências a cada 24 horas. Do total de chamadas telefônicas, 45,5% foram feitas em dias de sábado e domingo.

Decreto prorrogado até 5 de maio

O governador Camilo Santana anunciou, na noite do domingo (19), que o decreto de isolamento social que proíbe o funcionamento de serviços não essenciais vai se estender por mais 15 dias no Ceará. O novo prazo termina no próximo dia 5 de maio. Esta é a terceira vez que o governo adia o fim do decreto para diminuir a transmissão do novo coronavírus. A decisão já esta publicada no Diário Oficial do Estado (DOE).
"Informo aos cearenses que estou prorrogando por mais 15 dias o decreto estadual que trata do enfrentamento ao coronavírus no Ceará, mantendo as restrições dos decretos anteriores, e reforçando medidas de proteção nos serviços essenciais que já funcionam, como bancos, lotéricas, supermercados e farmácias", escreveu.

Benefícios na conta de água

Famílias de área rural também terão a conta paga pelo Governo do Estado. — Foto: Reuters/Davi Pinheiro.

A Assembleia Legislativa aprovou na última sexta-feira (17) isenção de tarifas de água para moradores de baixa renda abastecidos por serviços autônomos municipais e pelo Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar). Segundo Camilo Santana, 123 mil famílias de área rural serão beneficiadas. 

Assembleia também aprovou ainda decreto de calamidade pública de mais 58 municípios cearenses, além do auxílio financeiro para estudantes da rede pública do Ceará. 

O governador do Ceará, Camilo Santana, anunciou na quinta-feira (9) que vai distribuir 423 mil cartões de vale-alimentação para alunos da rede pública de ensino do estado. O valor do cartão será de R$ 80. 

Outros benefícios adotados pelo Governo do Estado foram: 


Ceará recebe esta semana parte dos 300 mil kits de teste rápido para coronavírus.

  Coronavírus: infográfico mostra principais sintomas da doença — Foto: Foto: Infografia/G1