Total de visualizações

!!

!!

Com 4.708 mortes, Ceará ultrapassa números oficiais de óbitos da China, primeiro epicentro mundial de Covid-19

O país asiático divulga, até o momento, 4.638 mortes pela Covid-19. 

Profissional da saúde tira amostra com cotonete para fazer teste para o novo coronavírus de estudante na cidade de Wuhan, na região central da China, nesta quinta-feira (14) — Foto: AFP 

O Ceará ultrapassou, nesta quinta-feira (11), os números oficiais divulgados pela China, primeiro país a sofrer com a pandemia do novo coronavírus (SARS-CoV-2). Enquanto o país asiático divulga o número de 4.638 óbitos, segundo a Universidade de Medicina Johns Hopikins, dos Estados Unidos, a plataforma IntegraSUS, da Secretaria da Saúde já aponta 4.708 mortes no Ceará. 

Em número de casos, o Ceará tem 74.692 diagnósticos positivos. Ainda em comparação com a China, já se vê proximidade nos do estado em relação àquele país, onde os números chegaram a 84.210. A última atualização do IntegraSUS foi às 17h55. 

Os índices divulgados pela China, contudo, já foram contestados em âmbito internacional, sendo o país alvo de suspeitas e críticas em relação a gestão da pandemia. 

Em relação ao Ceará, os números apresentados pela Secretaria da Saúde são atualizados permanentemente e fazem referência à disponibilidade dos resultados dos testes para detectar a presença dos vírus, ou seja, não necessariamente correspondem à data da morte ou do início da apresentação dos sintomas pelo paciente. 

Em Fortaleza foram registradas 2.810 mortes, enquanto 29.951 pessoas já foram diagnosticadas com o novo coronavírus (SARS-CoV-2). 

Conforme o Boletim Epidemiológico divulgado na noite desta quarta-feira (10), a taxa de mortalidade da Covid-19 teve um aumento para 46,8 óbitos por cada 100 mil habitantes no Ceará. Segundo os dados da semana anterior, a taxa era de 37,3 mortes para o mesmo contingente populacional. A nova marca do índice corresponde a um incremento de 25,3% entre as duas últimas semanas. 

Caucaia chegou nesta quinta-feira a 217 óbitos pela doença. O município da Região Metropolitana de Fortaleza é o segundo com maior número de vítimas, contabilizando também 2.811 casos. A cidade vai começar a retomada econômica na próxima segunda-feira (15), com o fim do lockdown

Já Sobral, na região Norte do Ceará, aparece com o segundo maior número de casos, já acumulando 3.736 diagnósticos positivos para o agente infeccioso. Lá foram identificadas 151 mortes. 

Em todo o Ceará, já foram realizados 173.093 testes de diagnóstico para a Covid-19. Há 54.180 casos suspeitos, ainda em investigação. O número de pacientes recuperados no Estado chegou a 52.628. 




Fonte: G1 Ceará