Total de visualizações

!!

!!

Aulão on-line do Instituto Kairós mostra novas possibilidades para a educação em tempos de pandemia



O “novo normal” já vem sendo uma realidade em quase todo o mundo. Em decorrência do novo coronavírus, a humanidade se viu na difícil missão de (re)aprender a sobreviver. Nos mais diversos ramos e áreas, todos tentam encontrar saídas criativas e, principalmente, seguras para driblar a pandemia e seguir a rotina. A educação tem sido uma das mais afetas pelo isolamento social e atravessa uma fase de constante busca pela sua reinvenção.

Exemplo disso é o que tem feito o Instituto Kairós com a adaptação dos seus projetos presenciais para uma nova realidade virtual. No último dia 13 de agosto, um aulão on-line foi realizado pela instituição para os alunos do curso do ensino médio. As áreas de linguagens e ciências humanas foram as responsáveis por tratar do tema, um tanto quanto delicado: “Os desafios da educação no Brasil”. Professores e estudantes em suas respectivas casas, teoricamente seguros e compartilhando ensinamentos e aprendizados para agregar na preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

“A escola deve sempre buscar meios e formas para oferecer aos seus alunos uma ampliação da sua visão de mundo e também das novas possibilidades que estão surgindo”, foi o que disse a professora de história Verônica Pontes, também coordenadora pedagógica do curso do ensino médio do Instituto Kairós. Para ela, a troca de ideias, o debate e a vivência de novas experiências entre os alunos consegue diminuir o distanciamento e ainda fortalece vínculos afetivos. “O aluno do Instituto Kairós vai tirar desse momento de pandemia novos aprendizados, tanto no cognitivo, quanto no emocional”, finalizou.

É nítido o distanciamento, não apenas social, mas também de realidade econômica e estudantil entre os estudantes de escolas públicas e particulares. Com a nova data do Enem, marcado para janeiro de 2021, as instituições têm tentado adaptar projetos e a chamada preparação intensiva para a prova. No novo cenário, o Instituto Kairós, mais uma vez citado, vem se destacando com a nova roupagem de aulas on-line e com o ensino síncrono, na plataforma do Plurall, considerada pela Revista Veja a melhor e mais completa do Brasil. Em meio à crise é possível criar, readaptar e se reinventar. Basta ter coragem para investir, para planejar e para seguir com novos planos.

Vinícius Braga - Assessoria de Comunicação e Marketing do Instituto Kairós (comunicacao@kairosipu.com)