Total de visualizações

!!

!!

Porco-espinho surge em quintal no Sítio Macaco, em Ipu-CE (vídeo)


Uma espécie de porco-espinho curiosamente surgiu num quintal de uma casa no Sítio Macaco, praticamente zona urbana do município de Ipu-CE, na manhã desta segunda-feira (14/12).

O fato gerou um certo alvoroço e muitos curiosos foram vê o animal nada comum nas matas do Ipu. Órgão ambiental foi acionado e fez a capturado do bicho, que pelo que foi informado será levado a cidade de Tianguá para ser solto em uma reserva mais segura. Acredita-se que o porco-espinho tenha se afugentado talvez pela degradação do seu habitat natural e porquanto se aproximou sobremaneira da chamada civilização. 

O porco-espinho é um roedor coberto por espinhos afiados. Os espinhos são pelos duros com cerca de 7,5 centímetros, que funcionam como uma armadura para proteger o animal. Muitas pessoas acreditam que o porco-espinho seja capaz de atirar seus espinhos para longe, mas isso não é verdade.

O porco-espinho vive na Europa, na África, na Ásia e por toda a América. Algumas espécies vivem no solo e outras em árvores. Eles dormem em cavernas, em buracos nas árvores ou no solo, ou em troncos ocos.

O porco-espinho é um animal robusto, de pernas curtas, que se movimenta de forma lenta. Sua cor varia de marrom-acinzentado a marrom-escuro ou enegrecido. Os espinhos geralmente são brancos, com pontas pretas ou faixas em amarelo, laranja ou preto. Alguns porcos-espinhos têm mais de 30 mil espinhos.

Quando ameaçados, os porcos-espinhos podem grunhir ou bater as patas traseiras como sinal de perigo. Eles também arrepiam os espinhos e os agitam. Eles se desprendem facilmente e podem atingir a pele do inimigo, ferindo seriamente ou até matando outros animais.

O porco-espinho se alimenta basicamente de vegetais. Alguns gostam de comer as camadas sob a casca das árvores, podendo danificar a planta. Outros comem raízes e frutas e podem arruinar plantações.

Fonte: Britanica Escola 

Assista o vídeo da captura do animal em quintal de residência no Sítio Macaco: