Total de visualizações

!!

!!

Sem controle! Nível de transmissão no Ipu é alarmante e agrava ainda mais colapso hospitalar

 
Até a atualização de ontem, 21, a pandemia de Covid em Ipu atingiu um cenário extremo. Nesse mês de maio a cidade já acumula um total de 1.188 novos casos de contaminação pelo vírus. Com esses dados confirmados pelo último Boletim Epidemiológico da Secretaria de Saúde, a Rt, ou seja, o raio de transmissão de uma pessoa para outra (ou outras) se encontra em 5,60 e isso significa que um contaminado está transmitindo para mais de cinco pessoas. Para se ter uma noção do quanto o Ipu está alarmante, em live na manhã de hoje, 22, a Secretaria de Saúde do Ceará informou que a média da Rt da Região Norte esteve na última semana em 0,87.

Os óbitos nesse mês já contabilizam um total de 8 e assim já somam 71 vidas perdidas para o vírus no percurso da pandemia. A ala de Covid (UPAC) do Hospital literalmente estrangulou levando a ter que transferi-la para um outro setor hospitalar.  

O BLOG ALERTOU!

Desde março o Blog do KT vem fazendo uma série de postagens com base em dados epidemiológicos e matemáticos. A Rt de março era de 0,73 e saltou para 1,25 representando assim um aumento de 72% no potencial de contaminações do vírus em Ipu. Com esse cenário, já havia a necessidade de medidas urgentes e mais duras para conter a disseminação do vírus, pois uma pessoa já transmitia para mais de uma outra pessoa. 

Em postagem do dia 1º de maio (Clique aqui e Leia), fiz aqui críticas a postura indiferente do Prefeito Robério Rufino (PCdoB). As medidas que não foram tomadas nesse início de mês, estariam certamente hoje trazendo à saúde dos munícipes um cenário bem mais tranquilo.