Total de visualizações

!!

!!

Por que Ipu é uma das cidades com maior mortalidade por covid no Ceará?

 
 
Na semana em que o Brasil chega a mais de 500 mil vidas perdidas, a cidade de Ipu também registra um cenário de terra arrasada em meio aos estragos do pandemia do Covid-19. 

Com 90 óbitos em uma população de 42.058 (IBGE), a Terra de Iracema tem um dos maiores índices de letalidade no computo de todas as cidades cearenses que possuem população entre 35.000 a 45.000 habitantes. Somente nesse ano de 2021, já foram 51 perdas humanas em decorrência do vírus já oficializadas pela Secretaria de Saúde do município.

O blog realizou uma pesquisa com dados oficiais. Nesse intervalo populacional, o Ipu só perde para Mombaça que já perdeu 108 vidas.

 

ÓBITOS X CONTAMINAÇÕES

Os dados de óbitos por Covid são acompanhados por uma investigação médica, gerando assim uma realidade mais confiável dos efeitos da pandemia em um município, diferentemente da testagem. Os números de novas contaminações são apenas aproximados, pois nem todos os contaminados com sintomas leves ou moderados procuram as redes de saúdes para confirmarem a contaminação.  

POR QUE CHEGAMOS A ESSE NÚMERO?

São vários fatores que uma vez entrelaçados nos dão uma resposta relativamente cabível para a realidade ipuense. Vejamos.

* A demora na tomada de atitude por parte da Prefeitura de Ipu em ações de medidas restritivas no distanciamento social, sobretudo quando os índices de contaminações começaram a ter crescimento exponencial no início no início do mês de abril.

* A falta de uma fiscalização mais efetiva por parte dos órgãos de segurança, os quais deveriam serem também coordenados pelo prefeito Robério Rufino em uma ação de um diálogo de liderança junto a população.

* A falta de consciência de parte da população local que se aproveitou da fiscalização falha por parte dos órgãos de segurança para promoveram festas e outros eventos com aglomerações.   

* Outro ponto falho e que foi muito evidenciado nas últimas semanas na campanha de vacinação, foi a deficiência de comunicação por parte da Secretaria de Saúde em ações de divulgação e conscientização da comunidade local.  

PECULIARIDADE BANCÁRIA

O fato do Ipu ser uma cidade eixo na concentração de serviços bancários, atraindo muitos cidadãos de cidades vizinhos é um outro componente que certamente agravou esse cenário, embora desde meados de maio um Decreto Municipal tenha voltado a limitar o acesso aos bancos de Ipu apenas aos munícipes. 

ESTRUTURA HOSPITALAR LOCAL

Inegavelmente o fato da gestão municipal ter montado uma boa estrutura de atendimento hospitalar nos últimos meses, é um fator que certamente diminuiu o sofrimento de grande parte daqueles que precisaram de internação. Os profissionais que lá estão, embora não devidamente valorizados em termos salariais, reconhecidamente estão dando o máximo de ação aos enfermos que lá chegam convalescidos pelos efeitos do vírus. 

 

 

Fonte: Blog do KT