Total de visualizações

!!

!!

Novo decreto: Camilo anuncia aumento do horário do comércio a partir de segunda no Ceará


 
O comércio no Ceará abrirá mais cedo a partir de segunda-feira. O comércio de rua poderá abrir às 9 horas. Até então, a permissão de funcionamento era a partir de 10 horas. Shoppings poderão abrir às 10 horas. O horário anterior era 12 horas. 

O governador Camilo Santana (PT) anunciou o novo decreto de isolamento social contra a pandemia do coronavírus, em transmissão no Facebook e Instagram. Outras atividades, que ele não elencou, também terão mudanças de horários, que serão descritas no decreto, a ser publicado entre hoje e amanhã. O gestor ainda enfatizou que o momento é de cautela e não se pode relaxar no combate.

Camilo ressaltou que as mudanças nesse decreto são poucas, pois a maior parte das atividades econômicas está liberada no Ceará. Ele afirmou que a mudança do horário do comércio tem intenção de evitar pressão sobre o transporte coletivo. O Comitê Estadual de Enfrentamento à Pandemia se reuniu na última quinta, (08), para discussão das novas medidas. Houve reunião também nesta manhã de sexta-feira, (09).

O secretário da Saúde, Carlos Roberto Martins Rodrigues, o Cabeto, apontou melhora dos indicadores de transmissão em todas as regiões. Em Fortaleza, a situação é similar à de antes desta segunda onda da pandemia de Covid-19, com taxa de positividade dos exames em torno de 10%. Em todas as regiões fica abaixo de 50%. As internações na rede assistencial também diminuíram. Mas, ele reforça que a pandemia não acabou: "Agora, governador, é precaução, precaução e precaução."

Camilo comentou a expectativa de chegada para os próximos dias de doses da vacina Sputnik V, comprada da Rússia.

Agora, os decretos estaduais valerão por duas semanas. Esta é a primeira live de Camilo desde a data do último decreto, anunciado no dia 28 de junho. No último documento, Governo avançou na liberação de atividades econômicas e comportamentais. Principais mudanças foram para os municípios do Cariri. Atual documento terá vigência até o domingo, 11 de julho. 

Setores econômicos do Estado antecipavam a expectativa de novas flexibilizações. A Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Ceará (Abrasel) reivindicava receber clientes até às 23 horas e o fechamento ocorreria uma hora depois, estendendo o horário de funcionamento dos restaurantes até à 0 hora. Os empresários do setor de eventos também esperavam novidades no anúncio, sobre protocolos de retomada das atividades. 

 
 
 
Fonte: O Povo