Total de visualizações

!!

!!

Adolescente de Pires Ferreira pode ter descoberto um asteroide ainda não detectado por nenhum outro astrônomo

Maria Larissa Pereira Paiva, estudante de Ipu.

Uma adolescente de Pires Ferreira se torna uma Cientista Cidadã ao analisar (voluntariamente) dados astronômicos reais do programa International Astronomical Search Collaboration (IASC) na tentativa de detectar novos asteroides em potencial no cinturão principal e fazer observações importantes de objetos próximos à Terra. 

Ela pode ter descoberto um Asteroide ainda não detectado por nenhum outro astrônomo.

Para determinar sua órbita com exatidão precisarão trabalhar nisso, nos próximos anos. A previsão é que em torno de seis anos, a piresferreirense Larittrix (Larissa Paiva) em parceria com o programa já mencionado, Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI - @mcti ) e a National Aeronautics and Space Administration (NASA) possa escolher um nome para o corpo celeste. 

Depois, o asteroide que por enquanto é “ P11HB40” deverá ser nomeado/numerado e catalogado pela União Astronômica Internacional (IAU).

 

Maria Larissa Pereira Paiva, na marcação do asteroide (onde tem "vinculado") fica MLP0001, as iniciais + um número de quatro algarismos, nesse caso, o número 1

 

Quem é a jovem

Maria Larissa Pereira Paiva, 16 anos, filha de uma vendedora e de um funcionário público, moradora da localidade de Marruás dos Paivas, zona rural do município de Pires Ferreira, estudante da Escola Profissionalizante de Ipu, curso de administração. 

Nesse ano a jovem participou de um programa IASC que é um programa de ciência cidadã que fornece dados astronômicos de alta qualidade para cientistas cidadãos em todo o mundo. Esses cientistas cidadãos são capazes de fazer descobertas astronômicas originais e participar da astronomia prática.

 


   

 

Fonte: Ipu Notícias