Total de visualizações

!!

!!

Policiais e bombeiros militares iniciam curso de habilitação de oficiais na Aesp, fala de ipuense foi escolhida para representar os 83 novos oficias tenentes


A Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE) iniciou, nesta segunda-feira (05), o Curso de Habilitação a Oficiais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CHO PM/BM). Ao todo, 128 subtenentes, sendo 82 policiais militares e 46 bombeiros militares, participam da capacitação que tem o objetivo de aprimorar as habilidades e conhecimentos dos militares, preparando-os para o desempenho de suas novas atribuições. Esse é um dos requisitos necessários para a promoção dos subtenentes ao posto de segundo-tenente das suas respectivas corporações.

Durante a recepção aos alunos o diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu, falou sobre a importância de seguir rigorosamente os protocolos de segurança sanitária e destacou a importância desta capacitação para que esses profissionais possam ascender funcionalmente. “O curso vai ter o direcionamento de prepará-los para o oficialato das instituições militares. Agora eles vão ser gestores e passarão a emanar as ordens que anteriormente eles já executavam, daí a importância do curso de habilitação para que a gente realmente forneça o conhecimento necessário para que eles exerçam as atividades do oficialato”, pontuou Clairton Abreu.

 

 

De acordo com o Plano de Ação Educacional, a capacitação terá duração de cinco meses e uma carga horária de 1.140 horas/aula. Nesse período, os alunos receberão treinamento em período integral na Academia, acompanhando instruções sobre ética e cidadania; chefia e liderança; atuação do profissional de segurança pública frente a grupos vulneráveis; teoria da administração e fundamentos da gestão pública; gestão orçamentária e financeira; elaboração, gerenciamento e gestão de projetos, contratos e convênios. Além disso, terão aulas práticas de defesa pessoal; armas, equipamentos, munições letais e menos letais; isolamento e preservação de local de crime e sinistro; tiro defensivo e sobrevivência policial e outras disciplinas que abordam conhecimentos jurídicos, integrados, específicos e um cronograma de estágio supervisionado.

Para o subtenente PM Luiz Jocélio Oliveira Miranda, aluno do grupo 4 do CHO PM, esse momento veio concretizar todo o esforço desempenhado ao longo do tempo. “Espero me habilitar profissionalmente para melhor servir à sociedade. Acredito que seremos formados para corresponder às responsabilidades que a carreira no oficialato nos exigirá.“, declarou o aluno.