Total de visualizações

!!

!!

Setembro Amarelo: Prefeitura de Nova Russas encerra campanha de combate ao suicídio


No mês de setembro, a Prefeitura de Nova Russas realizou uma série de atividades com o objetivo de promover o bem estar mental, através de uma ação intersetorial. As iniciativas integraram a campanha municipal do Setembro Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância de discutir e prevenir o suicídio.

No dia 10 de setembro, ocorreu uma programação especial na praça Artur Pereira, que contou com atividades artísticas, como pintura de rosto e gesso, música ao vivo, e uma ação esportiva do Zumba Para Todos. Além disso, também foram promovidos momentos de reflexão, com orientações psicológicas, nutricionais e de prevenção à Covid-19.

“Foi uma ação muito importante para toda a população! Na minha visão, essa temática está sendo tratada com muita eficácia. Em gestões anteriores eu não tinha visto tanto interesse pela saúde mental”, afirmou a técnica de enfermagem, Maria das Graças Rodrigues, que participou do evento.

As Secretarias do Trabalho e Assistência Social, Saúde, Educação, Cultura e Esporte estiveram envolvidas na programação, e incluíram a temática em ações próprias. A Escola Zilmar Mendes Martins recebeu uma palestra da psicóloga Helenice Carvalho, voltada para os estudantes, que buscou orientar os jovens sobre como preservar a inteligência emocional.

“Muitas vezes, acontecem eventos na nossa infância, adolescência ou na vida adulta, que nos causam muitas emoções confusas. Se não pararmos para nos observar, começamos a apresentar vários sinais que necessitamos de ajuda, como o autoisolamento, a alta irritabilidade, ansiedade”, explica a psicóloga. Além da palestra, a ação contou com uma conscientização promovida de forma educativa e ilustrativa, focando engajar o público.

“Quero agradecer a Prefeitura de Nova Russas, em nome da prefeita Giordanna Mano, por esses momentos que ela está propiciando à nós, e todos que contribuem para que ações assim ocorram da melhor forma”, encerra a técnica Maria das Graças.