Total de visualizações

!!

!!

Trecho de obra literária de ipuense é mencionado em prova do ENEM, ex-presidente da AILCA comenta o grande destaque


Trecho de obra literária do ipuense Gonçalo Ferreira da Silva, fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel, com sede no Rio de Janeiro, foi mencionado em prova do ENEM deste ano. Gonçalo Ferreira da Silva foi presidente da ABLC, quem atualmente ocupa o cargo é a médica, cordelista e professora pernambucana Paola Torres, empossada em julho do ano passado.

"A distância em relação / ao nosso planeta amado / pouco menos que a do Sol / ele está distanciado / e menos denso que a água / quando no normal estado", diz o trecho do Cordel "Senhor dos Anéis" citado na prova.

Poeta, cordelista, contista e ensaista cearense, Gonçalo Ferreira da Silva, foi fundador da Academia Brasileira de Literatura de Cordel (ABLC), localizada no Rio de Janeiro, da qual foi presidente no período de 1988 a 1996.

Natural da cidade Ipu, Ceará, nasceu em 1937. Teve uma infância difícil e aos 13 anos migrou para o Rio de Janeiro, onde trabalhou na Rádio MEC, aos 18 anos. Algumas fontes afirmam que permaneceu nesta rádio até se aposentar (Museu da Pessoa), porém (Enciclopédia Itaú Cultural) afirma que foi funcionário da referida empresa de 1963 a 1978 e redator do jornal A Voz do Nordeste e da revista Abnorte-Sul de 1980 a 1988.

Gonçalo Ferreira teve sua educação formal estabelecida na Cidade Maravilhosa, onde cursou o 1º e 2º graus no Liceu Literário Português e graduou-se em Letras na PUC/RJ (1973).

Em 1966 publicou seu primeiro livro, Um Resto de Razão (Edições de Ouro), e lançou o primeiro folheto de cordel, Punhos Rígidos. Seu poema, Meninos de Rua e a Chacina da Candelária, foi traduzido para o francês por Jean Louis Christinat e o folheto biográfico Mahatma Gandhi, que recebeu cumprimentos da Embaixada e do Consulado da Índia, e foi traduzido para o alemão e para o inglês, neste último idioma por Manoel Santa Maria.

Sua produção cordelística foi iniciada em 1978, enquanto realizava estudos sobre cultura popular, passando a frequentar a Feira de São Cristóvão. Com várias obras publicadas, versa sobre os mais variados temas: lendas, crenças, romances, política, biografias, cangaço, ciência, etc.

 

 

A nossa reportagem entrevistou a ex-presidente da AILCA (Academia Ipuense de Letras Ciências e Artes) Professora Natália, que na sua gestão a frente da AILCA criou na Casa Osvaldo Araújo a Codelteca em homenagem ao ilustre Gonçalo Ferreira da Silva. Ouça na sonora abaixo: