Total de visualizações

!!

!!

Barragem e açudes rompem, alagam casas e deixam famílias ilhadas no interior do Ceará


 
As fortes chuvas que caíram nas regiões do Cariri e Centro-Sul do Ceará, nas últimas 24 horas e, especialmente, na madrugada deste sábado, dia 12, provocaram o rompimento da barragem do açude do Sítio Caraíbas, no distrito de Canindezinho, e de outros açudes de pequeno porte, no município de Várzea Alegre, a cerca de 430 quilômetros de Fortaleza.

Com o rompimento dos reservatórios, casas foram alagadas, pontes e passagens molhadas foram arrastadas e comunidades ficaram ilhadas. Três guarnições do Corpo de Bombeiros foram destacadas para o local, sendo duas equipes de Iguatu e uma do Crato.

O tenente-coronel Nijair Araújo, comandante do 4º Batalhão de Bombeiros Militar em Iguatu, que está no local com equipes da Prefeitura de Várzea Alegre e da Defesa Civil do município, informou ao Portal GCMais que várias comunidades estão sem acesso terrestre. Muitas dessas localidades estão completamente alagadas e o acesso ocorre somente com aeronave. Apenas em alguns pontos é possível o acesso em embarcações, mas com dificuldades, para o resgate de famílias que ainda estão ilhadas.

Nijair confirmou também que já acionou a Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer) para a realizar o resgate de uma idosa, que está ilhada na localidade de Caraíbas, e de mais pessoas vulneráveis que se encontram isoladas em outras comunidades do Município.

De acordo com Gean Sousa, secretário executivo da Defesa Civil de Várzea Alegre, grande parte do município foi afetada com a força das chuvas e com o rompimento dos reservatórios. As regiões mais atingidas até o momento são Caraíbas, Jatobá e Aba da Serra.

 
 
 
Fonte: GC Mais