Total de visualizações

!!

!!

SC: Técnico de vôlei é preso por suspeita de estupro e assédio

André Testa atua em São José e foi árbitro de linha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro. Denúncias começaram em maio

 

André Testa Foto: Reprodução/Cifesc.

 

O treinador e árbitro de voleibol André Testa foi preso, nesta quinta-feira (4), depois que ex-atletas o denunciaram por estupro de vulnerável e assédio sexual contra jovens jogadores de uma equipe do munícipio de São José, em Florianópolis. A equipe recebe dinheiro público da prefeitura municipal.

Uma das vítimas, hoje maior de idade, procurou a Polícia Civil de Santa Catarina para fazer a denúncia. Segundo o jovem, o crime teria acontecido em 2017, quando ele tinha apenas 15 anos. As acusações contra André Testa começaram no mês de maio deste ano.

– Ele me levou para casa dele e lá começou a passar a mão em mim. Eu não tinha malícia na época, porque tinha muita confiança nele. Era uma pessoa muito persuasiva e acabou abusando de mim. Eu não estava entendendo direito essa situação. Foi a minha primeira vez – relatou à NSCTV, afiliada da Globo em Santa Catarina.

Outro ex-atleta, hoje maior de idade, descreveu situação semelhante. O depoimento também foi dado à emissora catarinense, que preservou a identidade das vítimas.

– Ele foi comigo até um restaurante, comprou bebida alcoólica e forçadamente ficava insistindo para que eu tomasse mesmo eu não querendo. Ele insistiu, e eu acabei cedendo. Eu estava completamente bêbado e, quando a gente foi para o carro, achei que a gente ia para a Casa Atleta dormir, no outro dia treinar, só que aí ele tomou um rumo diferente. Ele foi para o motel. Só que eu só tenho um flash de memória, não tenho memória completa por conta de estar muito, muito bêbado. Não consegui resistir fisicamente. Ele só me levou para tomar um banho, me botou na cama pelado e me estuprou – ressaltou.

O pai de um atleta conta que ouviu boatos sobre casos mais antigos e decidiu se aproximar dos adolescentes. Em pouco tempo, descobriu mais relatos em que menores de idade, já de outra geração, também foram abusados por André Testa. Um dos abusos teria ocorrido em uma Casa Atleta, usada para abrigar jovens de outras cidades e estados.

André Testa vinha treinando a Associação Desportiva e Cultural Terra Firme, que representa o município de São José em competições estaduais e recebe verbas públicas. Renomado no esporte, foi árbitro de linha nas Olimpíadas do Rio de Janeiro, em 2016.

Testa foi preso, nesta quinta, pela equipe da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI) de São José, encaminhado ao sistema penitenciário e seguirá à disposição da Justiça.

A Prefeitura de São José explicou que havia afastado o técnico de todas as atividades assim que soube das denúncias. Já a Confederação Brasileira de Volêi (CBV) determinou à Federação Catarinense de Voleibol (FCV) o afastamento imediato de André Testa de todas as funções e suspendeu seu registro na entidade, até que os fatos sejam apurados.

 

 

Fonte: Pleno News