De acordo com dados recentes da Secretaria de Saúde do estado do Ceará, as Neoplasias Malignas, ou Câncer, foi a principal causa de morte no município de Ipu. O Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM) registrou 29 óbitos devido a essa doença em que as células anormais se dividem incontrolavelmente e destroem o tecido do corpo.
Todo câncer é uma neoplasia, mas nem toda neoplasia é um câncer. Enquanto o tumor benigno é uma massa com crescimento celular organizado, a neoplasia maligna é aquela em que as células crescem desordenadamente e podem se espalhar para órgãos e tecidos adjacentes, processo chamado de metástase.
Em 2022, foram registrados 194 óbitos no município de Ipu, segundo dados da Secretaria de Saúde do estado do Ceará. Destes, 3 foram classificados como fetal e 191 como não fetal. Sendo as Neoplasias a principal causa de mortes no município.
Veja os números somente de mortes em Ipu pelos vários tipos da doença.
- Câncer de Próstata – 5
- Câncer do encéfalo – 2
- Câncer de pulmão – 2
- Câncer de estômago – 2
- Linfoma – 1
- Bexiga – 1
- Lábio – 1
- Pâncreas – 1
- Câncer colorretal – 1
- Esôfago – 1
- Fígado – 1
- Outros – 11
Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2019 o câncer é a primeira ou segunda causa principal de morte antes dos 70 anos em 112 dos 183 países. No Brasil, o câncer é considerado a segunda principal causa de morte desde 2003. Somente em 2020, devido à pandemia, ficou em terceiro lugar.
As 10 principais causas de morte no Ipu em 2022 foram:
- Câncer – 29
- Pneumonia – 20
- Infarto agudo do miocárdio – 20
- Doenças cerebrovasculares (Trombose, Embolia ou Hemorragia) – 16
- Diabete – 16
- Doenças bacterianas – 10
- Outras doenças cardíacas – 9
- Septicemia (inflamação generalizada) – 9
- Doenças do aparelho digestivo – 8
- Hipertensão arterial – 8
Mortes provocadas por causas externas foram responsáveis por 11 óbitos em 2022. A principal foi acidentes com transporte que teve (6) mortes, seguidos de afogamentos (3), quedas e lesões autoprovocadas voluntariamente uma cada.
Via Ipu Notícias