Além da caminhada sacrificante, imposta pelo longo percurso, os romeiros da 12ª Romaria da Fé, enfrentaram outro grande obstáculo, a falta do apoio da Prefeitura de Ipu, que não enviou os transportes para que estes homens e mulheres de fé se deslocassem da sede até o distrito de Várzea do Giló, para a Igreja de Nossa Senhora de Fátima, ponto de partida da Romaria.
O evento religioso, que acontece anualmente é amparado por lei votada e aprovada na Câmara Municipal de Ipu, e a Prefeitura de Ipu tem a obrigação de disponibilizar os transportes necessários e proporcionar outras condições para a realização do evento e a segurança dos romeiros. O que aconteceu na noite deste sábado (19/10) deixou explícito a mentalidade tacanha, a pobreza de espírito, o sentimento vingativo contra um dos coordenadores da Romaria da Fé, por este ter se manifestado politicamente, entretanto punidno todos romeiros, que certamente não são eleitores somente de um grupo político.
A coordenação teve que se desdobrar para garantir a ida dos romeiros até à Igreja de Nossa Senhora de Fátima, em Várzea do Giló, o ônibus do Terço dos Homens tendo que fazer diversas viagens, e colocando caminhões e outros carros particulares, transportando os romeiros na base dos chamados pau de arara. Para o retorno de São Benedito a Ipu, foi preciso a articulação política; o prefeito de Jijoca Lindbergh Martins, juntamente com a senadora Augusta Brito, irmanados com o prefeito de São Benedito colocaram ônibus suficientes para o transporte de forma confortável dos milhares de romeiros.
Assista abaixo imagens gravadas pelo coordenador da Romaria da Fé, Cleiton da Belíssima: