Total de visualizações

!!

!!

Terror! Boko Haram decapitou quatro pessoas na Nigéria

Grupos extremistas islâmicos devastaram várias comunidades no nordeste daquele país

 

A Nigéria é o país mais violento e mortal contra cristãos Foto: Portas Abertas.

 

O grupo terrorista Boko Haram decapitou quatro pessoas na cidade de Ngoshe, no nordeste da Nigéria. O ataque ocorreu no início de outubro e foi registrado em um vídeo de seis minutos, divulgado na última semana. Entre as vítimas estava um membro da Cruz Vermelha. Esses reféns faziam parte de um grupo de 15 pessoas capturadas durante um ataque em Gwoza, no dia 1º de outubro.

Os dois jihadistas que aparecem no vídeo falam na língua hausa e dizem que os assassinatos foram uma vingança pelas mortes de integrantes do Boko Haram na semana anterior.

 – Eles mataram nossos mais velhos, mataram nossas crianças, não há nada de mal que eles não tenham feito a nós – declarou um dos extremistas.

No vídeo, um dos militantes também justifica a execução de sua irmã mais nova, a quem ele acusa de ser uma “infiel”. Ele afirma que agiria da mesma forma contra qualquer pessoa, mesmo se fosse sua própria mãe, que contrariasse sua interpretação religiosa. Além disso, o jihadista revelou que algumas mulheres foram poupadas e que seriam doutrinadas nos princípios do islã antes de voltarem para suas aldeias.

Nas últimas décadas, os ataques do Boko Haram e outros grupos extremistas islâmicos devastaram várias comunidades no nordeste da Nigéria. Segundo a ONU, mais de 35 mil civis foram mortos e 2 milhões de pessoas tiveram que abandonar suas casas por causa da violência. Apenas no estado de Borno, 1.711.481 pessoas estavam deslocadas internamente até dezembro de 2023.

Um relatório da organização Portas Abertas aponta que o deslocamento de cristãos na região é resultado tanto dos ataques direcionados quanto da falta de proteção governamental. Muitos cristãos se recusam a voltar para suas comunidades devido ao medo de novos ataques. De acordo com John Samuel, especialista da Portas Abertas para a África Subsaariana, alguns que tentaram retornar foram novamente alvo de violência e tiveram que fugir mais uma vez.

A Nigéria é considerada o país mais perigoso para cristãos no mundo. Dados da Lista Mundial da Perseguição 2024 indicam que 4.118 cristãos foram assassinados no país, representando a maioria dos 4.998 assassinatos registrados globalmente. A Nigéria ocupa o 6º lugar na lista dos países onde a perseguição religiosa é mais intensa.

PETIÇÃO GLOBAL CONTRA VIOLÊNCIA NA NIGÉRIA
Você pode agir em favor de cristãos na Nigéria ao assinar a petição global que pede pelo fim da violência no país e em toda a África Subssariana. Assine o documento e deixe uma mensagem de encorajamento aos irmãos na fé que enfrentam violência extrema por seguirem a Jesus.

PEDIDOS DE ORAÇÃO

  • Interceda pelo consolo e cura emocional dos familiares e amigos das pessoas executadas.
  • Clame por proteção e suprimento das necessidades dos deslocados na Nigéria e em toda a África Subsaariana.
  • Ore para que os governantes tenham sabedoria e ousadia para combater grupos extremistas como o Boko Haram.

 

 

(Pleno News)