Total de visualizações

!!

!!

Vacina contra poliomielite passa a ser injetável a partir de segunda-feira (04)

O novo esquema vacinal utiliza a vacina inativada poliomielite (VIP), administrada em três doses: aos 2, 4 e 6 meses, além de um reforço aos 15 meses de idade.


Reprodução
Reprodução.

 

A vacina oral contra a poliomielite (VOP), conhecida como “gotinha”, será substituída pela versão injetável a partir de segunda-feira (04), conforme orientação do Ministério da Saúde. O novo esquema vacinal utiliza a vacina inativada poliomielite (VIP), administrada em três doses: aos 2, 4 e 6 meses, além de um reforço aos 15 meses de idade.

Diferente do esquema anterior, que previa duas doses de reforço, a nova rotina mantém apenas uma. Fortaleza já vacinou 19.312 crianças de janeiro a setembro de 2024, representando 81,2% da meta de imunização.

Confira o calendário de vacina contra a poliomielite injetável:

– 2 meses – 1ª dose (VIP)
– 4 meses – 2ª dose
– 6 meses – 3ª dose
– 15 meses – Reforço

Poliomielite

A poliomielite, que pode causar paralisia, é altamente contagiosa e transmitida pelo poliovírus através de secreções ou contato com fezes de pessoas infectadas. A infecção começa na garganta ou intestino, onde o vírus penetra e pode se espalhar pela corrente sanguínea, atingindo o sistema nervoso e, em casos graves, os músculos respiratórios e de deglutição. A vacinação é a única forma de prevenção.

 

Fonte: Portal GCMAIS