Um vídeo gravado por testemunhas logo após os disparos que mataram dois alunos e feriram outros três na Escola Estadual Luiz Felipe, em Sobral, no interior do Ceará, mostra estudantes correndo em direção aos portões e escadas da instituição para deixar o local. As imagens foram registradas na manhã desta quinta-feira (25), instantes depois de criminosos abrirem fogo contra o pátio da escola, onde vários alunos estavam durante o intervalo das aulas.

Até o momento as vítimas fatais não foram identificadas. Segundo testemunhas, os dois estavam no pátio quando foram atingidos pelos disparos. Outros três estudantes ficaram feridos e foram socorridos pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). Eles foram encaminhados a unidades de saúde da cidade, incluindo a Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Até o momento, não foram divulgados detalhes sobre o estado de saúde dos sobreviventes.
Tiroteio em escola de Sobral
De acordo com relatos, dois criminosos em uma motocicleta se aproximaram das grades da escola e efetuaram vários disparos em direção aos alunos. Testemunhas afirmam que pelo menos 20 tiros foram ouvidos. Os disparos atingiram os adolescentes que estavam no estacionamento e no pátio da instituição.
Durante os levantamentos iniciais, as forças de segurança encontraram com uma das vítimas certa quantidade de drogas, uma balança de precisão e embalagens, circunstância que também passou a integrar a investigação.
Após o ataque, equipes da Polícia Militar do Ceará (PMCE), da Polícia Civil (PCCE), da Perícia Forense do Ceará (Pefoce) e da Guarda Civil Municipal de Sobral foram acionadas e permaneceram na escola coletando informações. O local, que fica a cerca de 300 metros da Prefeitura de Sobral, foi isolado, enquanto familiares e amigos das vítimas se aglomeravam em busca de notícias.
Em nota, a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS) informou que está mobilizando todos os esforços para capturar os responsáveis pelo ataque. A pasta reforçou que equipes da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Sobral, em conjunto com o Departamento de Polícia Judiciária do Interior Norte (DPJI-Norte), atuam diretamente no caso.
Elmano determina adoção de “todas as medidas necessárias”
O governador Elmano de Freitas se manifestou publicamente sobre o episódio. Ele classificou o ataque como “gravíssimo e intolerável” e determinou o envio da cúpula da segurança ao município. Além disso, ordenou reforço no policiamento ostensivo em Sobral e região.
“Recebi com indignação e profundo pesar a informação da morte de dois adolescentes e outros três baleados numa escola de Sobral, um fato gravíssimo e intolerável. Externo minha solidariedade aos familiares e amigos das vítimas desse ato tão cruel”, declarou o governador.
As circunstâncias do crime ainda não foram totalmente esclarecidas. A Polícia Civil apura a motivação do ataque e trabalha na identificação e captura dos envolvidos. As linhas de investigação consideram desde possíveis disputas envolvendo facções criminosas até a hipótese de retaliação.
*Portal GCMais