De acordo com as apurações, os trabalhadores foram encontrados em alojamentos precários e sem cumprimento das normas trabalhistas
A Polícia Federal (PF) participou de uma operação conjunta entre os dias 27 de outubro e 5 de novembro de 2025 que resultou no resgate de 20 trabalhadores em condições degradantes nos estados do Ceará, Piauí e Pernambuco. As ações ocorreram nos municípios de Juazeiro do Norte/CE, Caldeirão Grande/PI, Araripina/PE, Exu/PE e Parnamirim/PE, em parceria com equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e da Defensoria Pública da União (DPU).

O canteiro de obras foi embargado pelos Auditores-Fiscais do Trabalho, em ação com equipes do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e do Ministério Público do Trabalho (MPT), com apoio da Polícia Federal (PF). Eles atuaram entre os dias 21 e 23 de outubro.
De acordo com as apurações, os trabalhadores foram encontrados em alojamentos precários e sem cumprimento das normas trabalhistas. Entre as irregularidades identificadas estavam a ausência de registro em carteira de trabalho (CTPS) e a falta de equipamentos de proteção individual (EPIs). As atividades irregulares foram verificadas principalmente em frentes de trabalho ligadas à extração de pedras para calçamento.
Durante a ação, os trabalhadores receberam orientação sobre seus direitos, incluindo verbas rescisórias e outros benefícios previstos na legislação. A Polícia Federal garantiu a segurança das equipes do MTE e da DPU durante toda a operação, assegurando a integridade dos servidores no local.
O resgate faz parte das ações de combate ao trabalho análogo ao de escravo no Brasil. Os dados oficiais estão disponíveis no Radar do Trabalho Escravo, da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), e denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo Sistema Ipê.
Caso parecido no Ceará
Uma ação de fiscalização realizada na última semana resgatou 16 trabalhadores que estavam atuando em condições degradantes, de modo análogo à escravidão, em uma obra no município de Pacatuba, na Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).
*GCMais