
Três professores da rede pública do Ceará se destacaram nacionalmente ao conquistarem medalhas de ouro na segunda edição da Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). A conquista garante aos educadores uma vaga em um intercâmbio de 15 dias em Xangai, na China, previsto para maio de 2026.
Os premiados são Breno Ricardo Oliveira e Renato Oliveira Targino, ambos de Fortaleza, e Rodolfo Soares Teixeira, do município de Ipu, a 332 km de Fortaleza.
Mais de 1,2 mil professores de todo o País participaram da segunda edição da OPMbr. Os três cearenses estão entre os 20 docentes reconhecidos nacionalmente pela iniciativa, que valoriza práticas inovadoras no ensino da Matemática. O resultado foi anunciado no último sábado, 8.
Reconhecimento e emoção
Entre os premiados está Rodolfo Soares, 37, professor há 13 anos da Escola de Educação Profissional Antônio Tarciso Aragão, em Ipu. Ele define o prêmio como uma “celebração da carreira” de 15 anos dedicada à Matemática e destaca a emoção compartilhada com a comunidade escolar.
“Tudo isso traz muita emoção e um sentimento enorme de orgulho e gratidão por essa oportunidade. O trabalho que a gente realiza, mesmo estando longe da capital, ser reconhecido e visto como algo que pode ser replicado em outros lugares é muito gratificante”, afirma.
Dedicado a despertar nos alunos o gosto pela Matemática de forma criativa e participativa, Rodolfo organiza atividades como a comemoração do Dia do Pi (14 de março), com paródias, competições e até bolo temático. Também lidera a preparação de estudantes para as Olimpíadas de Matemática, projeto que vem rendendo resultados expressivos desde 2012.
“Essa medalha representa não só a minha carreira, mas também a educação do meu município e o trabalho que fazemos na escola. Mostra que o que é feito no interior pode ter visibilidade nacional”, celebra.
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Trajetória e inspiração em sala de aula
Também premiado com ouro, Breno Ricardo Oliveira, 43, diretor e professor da EEMTI Dragão do Mar, em Fortaleza, atua na rede pública desde 2004. Durante o processo da Olimpíada, ele conta que a etapa de apresentação em vídeo o fez revisitar sua trajetória como educador.
“Foi muito legal revisitar a carreira, o que já fizemos, porque às vezes a gente tá no dia a dia e não para pra ver o que impactou”, relata.
Para O POVO, Breno lembra que escolheu a profissão
inspirado pelo avô e movido pelo desejo de compartilhar o prazer em
ensinar. “Foi muito emocionante ver esse crescimento na Matemática
dentro da escola e perceber que muitos alunos sonham em ser professores
da disciplina — e saber que há um pouco de mim nessa história”, destaca.
Para
ele, o prêmio é resultado de um esforço coletivo. “Esse resultado não é
só meu, é da equipe de professores da escola também”, ressalta,
agradecendo à equipe pedagógica e aos alunos.
Intercâmbio e valorização do professor de Matemática
Outro
cearense premiado, Renato Oliveira Targino, 38, leciona no Instituto
Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) desde 2011,
com passagens pelos campus de Maracanaú e Caucaia, e atualmente atua em
Fortaleza. Ele expressa entusiasmo com o intercâmbio na China:
“Acredito que vai ser uma experiência incrível. A China é referência em Matemática e tecnologia. Quero entender como eles conseguem conectar essas áreas tão bem”, afirma.
A combinação entre motivações pessoais, desejo de inovação contínua e busca por valorização profissional está entre os principais fatores que movem Renato. “Essa oportunidade é uma forma de valorizar o professor de Matemática. Valoriza a profissão, destaca na sociedade a figura do educador e mostra que há docentes fazendo a diferença”, afirma.
Renato
observa que esse reconhecimento tem efeito multiplicador entre os
colegas. Segundo ele, outros professores já demonstraram interesse em
participar da próxima edição da Olimpíada. “A visibilidade que o prêmio
traz dá mais poder à nossa fala e ajuda a inspirar outros docentes a
colocarem em prática novos modelos de ensino”, destaca.
“Foi
um momento muito alegre. Para mim, essa Olimpíada é uma oportunidade de
aprender. Eu sou um professor que realmente gosta de aprender e de
ensinar”, finaliza.
Reconhecimento internacional
Após
a viagem à China, os professores premiados deverão ministrar workshops
de Matemática para outros educadores em diferentes regiões do Brasil, em
parceria com o Ministério da Educação (MEC).
O intercâmbio
incluirá visita ao Centro de Educação para Professores da Unesco (TEC
Unesco) na Universidade Normal da China, em Xangai — país que figura
entre os de melhor desempenho mundial no Programa Internacional de
Avaliação de Estudantes (Pisa).