Total de visualizações

!!

!!

Doente mental causa tumulto no CAPS de Ipu


A informação me foi repassada pelo guarda municipal; Saíde Farias. Na manhã desta quinta-feira, dia 13 de março por volta dás 8h30". Um homem conhecido como Victor da santa Rosa invadiu o CAPS ( centro de atenção psíquico social) localizado na rua Dr Chagas Pinto, centro da cidade, transtornado, não dava pra  prevê o que ele pudesse fazer. Depois de algumas atitudes tresloucadas, sem o menor sentido, foi então que o guarda e um vigia da instituição resolveram tentar convencê-lo a se retirar do local. O temor era que ele coloca-se em risco a integridade física dos pacientes que fazem tratamento; e também dos funcionários.

Houve uma certa resistência, a força teve que ser usada, o rapaz que sofre das faculdades mentais, ainda investiu para bater no guarda Saíde, que por sua vez usou suas habilidades, adquiridas em muitos treinamentos, e juntamente com o vigia do CAPS imobilizaram-no, podendo assim conduzir o surtado até a delegacia de polícia civil, para os procedimentos cabíveis. O curioso é que ele foi levado a pé do CAPS à delegacia. Por onde estava a viatura do pro-cidadania a essa altura. Ainda bem que não é tão distante. Os dois percorreram mais ou menos uns 500m. Todavia poderia haver nessa caminhada um possível contratempo, colocando em risco o guarda municipal e até mesmo o doente mental, de quem não se pode prevê as reações. 

Victor da Santa Rosa, tem outros antecedentes de ataques violentos. Já quebrou porta de banco, já desengatou caminhão que entrou  e destruiu loja no centro da cidade. E já foi preso por causar esses distúrbios. 

Esse rapaz toma remédios controlados, mas quando faz uso de bebidas alcoólicas tem se tornado um risco à sociedade.

Vc pode perguntar: E O CAPS não pode tratar esse rapaz? O máximo que o CAPS com os seus especialistas pode fazer, é garantir a medicação desse rapaz. O CAPS não trata de pessoas com esse grau de loucura. Lá não existem loucos fazendo tratamento , e sim pessoas com problemas psicológicos e dependentes químicos ( Ex-usuários de drogas ilícitas).

Esperamos que O Victor da Santa Rosa seja encaminhado para um local apropriado, em que ele possa se tratar, e voltar a se ressocializar. Fato que cabe as nossas autoridades competentes.