Total de visualizações

!!

!!

No peito e na raça assentados desemperram verba de projeto de mais de R$ 1 milhão



Ontem dia 27 de março de 2014, famílias do assentamento de Olheiros, Pires Ferreira, realizaram manifestação em frente a agência do Banco do Brasil de Ipu. Foi uma manhã de apitos, faixas com palavras de ordem, o movimento paralisou provisoriamente as atividades na agência, até que os manifestantes tivessem uma resposta concreta e satisfatória da superintendência do banco no estado do Ceará e a gerência da Agência do BB( Banco do Brasil) de Ipu.

32 famílias da localidade de Olheiros Pires Ferreira, fazem parte do programa nacional do crede-fundiário, cujo projeto dispõe de um aporte financeiro de mais de R$ 1 milhão. Cada família terá um terreno para moradia e para produzir, plantar e ou criar animais para o sustento familiar.
 O projeto demorou quase quatro anos para que enfim o recurso financeiro fosse liberado, todavia a aproximadamente 4 meses, a verba está emperrada no intercâmbio, superintendência do Banco do Brasil,   e agência de Ipu, onde aqui, o programa teria acesso livre ao dinheiro para compra do terreno do assentamento, já negociado. Devido a demora a proprietária do imóvel, deu o ultimato até o dia 27 do mês em curso, para que houvesse uma solução, se não desistiria do negócio. A providência encontrada foi essa; o da manifestação, ordeira, mas, com a alternativa de paralisar as atividades da agência do BB de Ipu, caso não tivessem de imediato uma resposta satisfatória.
Válter e Kléber
Os líderes do movimento e coordenadores do projeto; Kléber vereador de Crateús e Válter ex-presidente da associação dos moradores de Olheiros, foram recebidos pelo gerente da agência, que os colocou em contato direto com a superintendência da instituição, quando foi estipulado um prazo até segunda-feira próxima, quando recurso estará a disposição do programa.
Documento recebido pelos assentados das mãos do secretário da SDA  Nelson Martins
Os líderes do movimento deixaram bem claro, se não houver um cumprimento do acordo, na terça feira, a manifestação com um número maior de pessoas estará novamente na porta principal do banco, impedindo as atividades por tempo indeterminado.
Válter, Kléber e Wilson Costa secretário de agricultura de Pires Ferreira
Conversamos  com os líderes do movimento, eles explicaram os desdobramentos do programa  que contou com a adesão de 32 famílias do Olheiros. Também ouvimos os beneficiários. Acompanhe o áudio: