Está armado em Ipu, o "Taiguara Circo", um circo mambembe, o chamado "pano de roda" (circo que não tem a lona de teto). O circo é de uma família oriunda da cidade de Crateús-CE e se apresenta pela segunda vez nesta cidade.
O "Taiguara Circo" está com o seu "pano de roda" armado no bairro Alto dos 14, próximo a Igreja Redonda e a Panificadora São Vicente do Flávio Pontes, estreia nesta terça-feira, a partir dás 20h, com muito humor dos palhaços Candanguinho, Tramelinha e do Palhaço mais jovem do Brasil, o Mocozinho, de apenas 6 anos de idade, além de muitos malabares. Ingressos adulto R$ 3,00 e criança R$ 2,00.
A nossa reportagem entrevistou a principal atração do do espetáculo, o Palhaço Candanguinho, o dono do circo, o senhor Meronildo. Meronildo nos revelou que já trabalhou com o Tiririca, hoje deputado federal, mas que também começou em um circo pequeno, o chamado circo mambembe. Meronildo o palhaço Candanguinho herdou o circo do seu pai e que provalmente estará deixando o empreendimento para os seus filhos, que também são palhaços; Tramelinha que de cara limpa é o Luciano e o mais novo palhaço do Brasil o palhaço Mocozinho.
Candanguinho nos fala das dificuldades de continuar desenvolvendo a arte circense, em função da modernidade e consequentemente do fácil acesso da juventude as mais diversas tecnologias. Mas denota otismismo em afirmar que a cultura do circo nunca irá morrer.
Filho e pai: Palhaços Tramelinha e Candanguinho |
Confira na sonora abaixo a entrevista com o senhor Meronildo, proprietário do circo e seu alterego "Palhaço Candanguinho":