Total de visualizações

!!

!!

'Foi uma decisão difícil', diz homem que matou irmão tetraplégico a tiros

Roberto Rodrigues de Oliveira foi absolvido pelo júri de Rio Claro (SP).
Homicídio planejado aconteceu em 2011 após simulação de um assalto.
 
Fabio RodriguesDo G1 São Carlos e Araraquara

Geraldo Rodrigues de Oliveira foi morto a tiros pelo irmão em Rio Claro (Foto: Reprodução EPTV)Geraldo Rodrigues de Oliveira (foto) era cadeirante e pediu a irmão para matá-lo (Foto: Reprodução EPTV)

“Foi uma decisão difícil. O julgamento deu certo, mas a dor continua”. É assim que Roberto Rodrigues de Oliveira diz se sentir após ser absolvido na terça-feira (27) em Rio Claro (SP) por matar o irmão tetraplégico a tiros em 2011. A vítima pediu para morrer em uma simulação de assalto por estar inconformada com a situação pela qual passava e Roberto aceitou o pedido.

Nesta quarta-feira (28), Ele conversou rapidamente com o G1 por telefone, mas não quis dar detalhes sobre o caso. “Não quero falar mais sobre isso, é algo que quero deixar para trás porque ainda mexe muito com o meu emocional”, afirmou.

Roberto disse que foi perdoado pela família, mas sofre com o que teve que fazer. “Falar sobre isso é o mesmo que presenciar a cena, é relembrar tudo. Quero continuar minha vida, seguir em frente, poder criar minha filha e tentar deixar isso para trás. Infelizmente não vai ser fácil”, declarou ele, que é casado e pai de uma menina de 5 meses.

Hoje com 26 anos, Roberto disse que é católico e que acredita no perdão de Deus. “Eu acho que ele me perdoou, sim”.

O caso
O homicídio aconteceu em outubro de 2011 no bairro Jardim Novo 1. Geraldo Rodrigues de Oliveira, na época com 28 anos, foi morto a tiros dentro de casa. Durante as investigações, a polícia descobriu que ele pediu a Roberto que planejasse um meio de matá-lo, simulando um assalto. Um sobrinho adolescente que morava com a vítima seria a única testemunha.

Após o crime, o sobrinho relatou em depoimento que Roberto invadiu a casa encapuzado e atirou contra Geraldo, que foi atingido no ombro e no pescoço. Ele ainda roubou R$ 800 para que a polícia acreditasse em assalto. Em meio às investigações, o jovem mudou a versão e relatou que tudo tinha sido combinado entre eles.
Roberto foi detido três dias após o crime, mas logo foi solto e desde então respondia em liberdade por homicídio doloso, quando há a intenção de matar. Na terça-feira, o júri popular decidiu pela absolvição.
Advogado disse acreditar na absolvição do réu (Foto: Samuel Pancher/O Jornal)Advogado de Roberto disse que acreditava na
absolvição do rapaz (Foto: Bruno Martins/O Jornal)
Sequência de tragédias
O advogado de defesa, Edmundo Canavezzi, avaliou o caso como uma sequência de tragédias. Geraldo era casado e tinha um filho paraplégico, situação que ele não aceitava. Quando a criança tinha 8 anos, o pai sofreu um grave acidente que o deixou tetraplégico, em 2009. No mesmo ano, outro irmão dele morreu em um acidente.

“Ele não se conformava e entendia que ele era quem deveria ter morrido, então começou a pensar seriamente em se matar”, contou o advogado.
Geraldo pediu para a mulher sair de casa e quando ela se foi com o filho ele passou a ser cuidado por Roberto.  A partir daí a vítima passou a exigir que o irmão o matasse. Roberto, por sua vez, não suportava ver o irmão naquela situação. Ele tinha problemas físicos graves, sentia dor ao passar a sonda para poder urinar e também estava deprimido, prisioneiro do próprio corpo.
“Geraldo, Roberto e o sobrinho planejaram a morte. É uma situação bastante intensa em que você tem fundamentalmente um individuo muito pressionado e coagido pelas circunstâncias, que não tinha outra alternativa senão cumprir como designo do irmão”, disse o advogado.
Após o crime, a polícia pediu a prisão temporária de Roberto. Pouco tempo depois ele foi solto para responder pelo crime em liberdade. Antes de o início do julgamento, o advogado de defesa disse que já esperava pela sentença favorável.
“Roberto foi perdoado pela família e esse peso ele vai carregar pelo resto da vida. Os jurados acolheram a minha tese de que não se poderia esperar dele outra atitude senão àquela a qual ele adotou”, disse o defensor.

Geraldo foi morto pelo irmão em casa após falto assalto (Foto: Reprodução EPTV)Geraldo foi morto pelo irmão em casa após simulação de assalto em Rio Claro (Foto: Reprodução EPTV)  Fonte: G1