Total de visualizações

!!

!!

Governo Federal reconhece situação de emergência em 150 municípios do Ceará, Ipu faz parte da lista

Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maranguape, Caucaia, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante estão na lista das cidades em condição crítica

O agravamento dos efeitos negativos da seca no Ceará justifica o reconhecimento do Governo Federal ( Foto: Fabiane de Paula )
O Governo Federal reconheceu, nesta quarta-feira (28), a situação de emergência em 150 municípios do Ceará afetados pela seca. A portaria nº 220 da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, publicada no Diário Oficial da União desta quarta-feira, reconhece a condição crítica das cidades cearenses que já havia sido homologada pelo governador Camilo Santana, na última sexta-feira (26), através da publicação no Diário Oficial do Estado.  

Conforme a justificativa do governo estadual, a situação de emergência em municípios como Acopiara, Aracati, Araripe, Canindé, Beberibe, Camocim, Jaguaribe, Juazeiro do Norte, Sobral é justificada pelo “agravamento dos efeitos negativos decorrentes do desastre seca, que vem acometendo o estado desde o ano de 2012”.  

Municípios da Região Metropolitana de Fortaleza, como Maranguape, Caucaia, Pacajus, Redenção e São Gonçalo do Amarante também estão em situação de emergência. De acordo com o Decreto Estadual 31.808, de 22 de outubro de 2015, a inclusão das cidades nesta condição leva em conta os prejuízos públicos e privados contabilizados pelas gestões municipais e registrados no Sistema Integrado de Informações sobre Desastres do Governo Federal. 

O reconhecimento do estado emergência garante o acesso destas cidades a recursos e ações do Governo Federal. Dentre as ações estão a execução da Operação Carro Pipa, a instalação de poços, o pagamento do Bolsa Estiagem e a montagem de adutoras de engate rápido. A portaria de tem validade de 180 dias

A lista completa dos municípios cearenses em situação de emergência pode ser conferida no Diário Oficial da União



Fonte: Diário do Nordeste