Total de visualizações

!!

!!

Radialista defensor do meio ambiente teme catástrofe em Ipu, parecida com a que houve em Mariana-MG

Temor infundado?

Fotos Afrânio Soares, Site Aconteceu Ipu
Tenho muita preocupação com o que está por acontecer aqui no Ipu. Me refiro a uma catástrofe muito parecida com aquela de Mariana-MG, se bem que em menores proporções. Outrossim, com estragos enormes e com uma dimensão nunca antes vista por aqui. 

Falo da indiscriminada exploração imobiliária no sopé da Serra da Ibiapaba. Tantos locais bem distantes da serra, planos e sem riscos, que poderiam ser explorados para construção e acham logo de agir numa zona proibida por lei, agredindo frontalmente o meio ambiente e tudo com uma conivência criminosa dos órgãos que se dizem institucionalmente, defensores do meio ambiente. 

Parece que quem concedeu e quem adquiriu propriedades daquelas terras, nunca acreditou que o inverno voltasse ao Ipu; até parece que eram pessoas pessimistas ao extremo. 

Um dia, não sei quando, pode ser amanhã ou daqui há 10 anos, pode chover 80, 100 ou 120mm ou mais e aí, pergunto eu, como fica quem mora ali, mais abaixo ou nos bairros Grota, Breguedorf, Corte e Canudos? Uma chuva de 100mm é suficiente para arrebentar com tudo que existe por ali e levar para represar bem naquele bueiro da Grota, bem no pé do alto do matadouro. 

E não vai ser tão simples assim: antes de levar tudo, os estragos serão de assustar. Por ali ficarão crateras enormes e o barro vai descer num rio de lama, inundando e arrastando tudo pela frente. Isso é questão de tempo. 

Temo muito pela vida de centenas ou até milhares de pessoas que vivem embaixo de uma armadilha que só precisa de chuva para ser disparada e isso vai ocorrer. Tudo falta de planejamento, de racionalidade pois até parece que por dinheiro, com a vida humana não se brinca!


Por Jota Lopes