Total de visualizações

!!

!!

18 adolescentes fogem de Centro Educacional

Jovens renderam instrutores durante o jantar e fugiram do estabelecimento ( Naval Sarmento )
Dezoito adolescentes que estavam internados no Centro Educacional Patativa do Assaré (Cepa), no bairro Ancuri (Grande Messejana), fugiram da unidade no começo da noite desta quinta-feira (28). De acordo com o juiz da 5ª Vara da Infância e Juventude, Manuel Clístenes de Façanha e Gonçalves, com esse caso sobe para 170 o número de infratores que estão foragidos somente nos primeiros quatro meses neste ano.

Conforme o magistrado,os internos serraram as grades e aproveitaram o momento em que era servido o jantar para render os instrutores e fugir pela porta da frente. Clístenes Gonçalves reitera que a situação permanece muito grave nas unidades, apesar dos esforços que vêm sendo feitos pelas autoridades. “Além das fugas já são inúmeras tentativas frustradas, chegando a cerca de 30 o número de ocorrências, incluindo rebeliões e motins”, afirmou Gonçalves.

Jovens de alta periculosidade
O magistrado ressaltou que os adolescentes não tem bom comportamento durante a internação e a maioria dos que foge são de alta periculosidade. 

Muitos deles, após escapar dos centros cometem outras infrações, o que justifica o aumento do tempo de permanência nas unidades. “Automaticamente os internos levam advertência e acrescenta-se seis meses à medida socioeducativa. Quebrou, fica. Fugiu, fica também”, esclareceu Gonçalves.

Ainda na tarde desta quinta-feira, 23 adolescentes tentaram fugir do Centro Socioeducativo Passaré, no bairro Passaré. A fuga foi controlada por policiais militares que faziam patrulhamento próximo da unidade. Os adolescentes voltaram para o Centro. Não houve feridos.

Os internos tentaram fugir por um buraco feito no muro do Centro Socioeducativo. Atualmente o a unidade possui 62 adolescentes abrigados. O limite de internos é de 90, comprovando que não há superlotação.



Fonte: Diário do Nordeste