Total de visualizações

!!

!!

"Agente Peixinho" é atacado pelo seu inimigo número um; o mosquito Aedes Aegypti

 

Ironia do destino o soldado do pelotão de frente, um dos maiores combatentes do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, febre Chikungunya e Zica vírus, Fernando Fernandes; funcionário da Fundação Nacional da  Saúde, a antiga SUCAM, conhecido popularmente como "Agente Peixinho", foi contagiado, conforme as indicações sintomáticas, pelo Zica vírus.

"Agente Peixinho" que faz parte também do Esquadrão Antidengue, cujo grupo tem feito mutirões em várias ruas do município de Ipu, disse que começou a apresentar os sintomas, no sábado (23/04), não sabe se foi picado pelo seu adversário ferrenho nesses mutirões, ou onde mora, na avenida Milton Carvalho, centro da cidade de Ipu, que segundo ele, naquele local ainda há caixas d'águas descobertas, um dos principais fatores da proliferação do mosquito Aedes Aegypti.

Sintomas de Zika Vírus:

Os sinais de infecção pelo Zika vírus são parecidos com os sintomas da dengue, e começam de 3 a 12 dias após a picada do mosquito. Os sintomas de Zika Vírus são:
  • Febre baixa (entre 37,8 e 38,5 graus)
  • Dor nas articulações (artralgia), mais frequentemente nas articulações das mãos e pés, com possível inchaço
  • Dor muscular (mialgia)
  • Dor de cabeça e atrás dos olhos
  • Erupções cutâneas (exantemas), acompanhadas de coceira. Podem afetar o rosto, o tronco e alcançar membros periféricos, como mãos e pés
  • Conjuntivite: um quadro de vermelhidão e inchaço nos olhos, mas em que não ocorre secreção.
Sintomas mais raros de infecção pelo Zika vírus incluem:
Confira entrevista com o "Agente Peixinho", direto de sua residência onde o mesmo está convalescente, se recuperando da batalha perdida para o seu inimigo número um, contudo ele continua dando dicas de como vencermos o famigerado mosquito: