Total de visualizações

!!

!!

Polícia prende quadrilha que iria soltar detentos



Durante o tiroteio com a Polícia, um dos suspeitos foi morto. Armas, munições e coletes estavam em poder do grupo ( Fotos: José Leomar/Naval Sarmento )
Um homem foi morto, oito pessoas foram capturadas e veículos adulterados, armas, munições e coletes balísticos foram apreendidos, na madrugada de ontem, após uma perseguição realizada pela Polícia Militar. De acordo com informações do comandante do Policiamento da Capital (CPC), coronel Francisco Souto, a quadrilha iria resgatar um traficante e os comparsas dele, que estão sendo custodiados na Penitenciária Francisco Hélio Viana, em Pacatuba.

De acordo com a PM, a operação foi desencadeada quando a população de Pacatuba deu conta de uma Hilux, de cor branca, com uma escada da Coelce em cima e denunciou achando que os suspeitos iriam fazer ligações clandestinas de energia. O carro passou a ser monitorado e foi visto na CE-060, nas proximidades da Ceasa, em Maracanaú. "Neste ponto houve o primeiro tiroteio e uma viatura foi atingida. Os policiais pediram apoio e a perseguição continuou pela CE-060", disse F. Souto.

Os criminosos passaram pelas Avenidas Godofredo Maciel, Osório de Paiva, entraram no Terminal do Siqueira e foram para a Dedé Brasil, na tentativa de fugir dos militares, mas acabaram sendo interceptados, em Messejana. "Quando eles foram parados houve uma intensa troca de tiros, que durou cerca de meia hora e um dos suspeitos tombou morto. Doze homens estavam na Hilux e em um HB20. Alguns conseguiram escapar, mas a maioria foi capturada".



Um dos presos afirmou que estava na reunião do PCC estourada pela Delegacia de Roubos e Furtos (DRF), na quinta-feira (23). Outro confessou qual seria o intuito do bando. "Eles iam resgatar um traficante. Estavam com todo material para invadir o presídio", declarou F. Souto. Os dois veículos apreendidos estavam irregulares.

A Hilux estava com placas clonadas e tinha queixa de roubo; o HB20 estava com as placas adulteradas. Dentro deles foram encontradas uma metralhadora calibre ponto 45, três espingardas calibre 12, três pistolas e dois revólveres calibre 38. Além disso, havia duas escadas e oito coletes balísticos.

"Três desses coletes são da Polícia Civil do Ceará, um da PM, um de uma empresa de segurança e três ainda não tiveram a procedência identificada. Como este material chegou na mão dos bandidos ainda vai ser investigado", afirmou o coronel.

Dentre os oito suspeitos capturados estão dois adolescentes de 17 anos, que já tinham diversas passagens pela Delegacia da Criança e do Adolescente (DCA). Um deles é fugitivo do Centro Educacional Passaré. O homem morto durante o confronto não foi identificado.

Os outros seis presos foram levados para a DRF, onde acabaram autuados por associação criminosa, tentativa de homicídio, posse ilegal de arma de uso restrito e receptação. Eles são Leandro Silva Borges, apontado como chefe da quadrilha; Felipe Mendes de Araújo; Paulo Célio Veras; Marcelo Silva Alves; Diego Alisson Costa; e Francivaldo da Silva Chagas.

As patrulhas da PM de Messejana, Pacatuba, Maracanaú e do Parque Dois Irmão participaram da perseguição e foram responsáveis pelas prisões.



Fonte: Diário do Nordeste