Total de visualizações

!!

!!

Divulgação de pesquisa de Instituto investigado por falcatruas, é a última cartada do grupo de situação de Ipu

  
O grupo de situação de Ipu, numa tentativa tresloucada de atrair os eleitores indecisos, divulgou no dia de hoje; sábado (01/10) uma pesquisa realizada por um instituto que está sendo investigado por uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por cometimento de fraudes em pesquisas.

A tentativa é desesperadora por parte do grupo de situação, haja vista não dar para compreender como um grupo que todos os dias tem perdido eleitores, e tem denotado um nítido desgaste da sua má gestão, pode está crescendo, e impõe sobre o seu principal oponente uma diferença abissal de mais de 14 pontos percentuais. Não precisa ser especialista para perceber que é uma estratégia do chamado "tudo ou nada", "ou vai ou racha"! Pesquisa sem credibilidade, totalmente desacreditada.


Confira abaixo, parte da notícia publicada pelo Site Ceará News, sobre como funcionam as fraudes, as falcatruas em pesquisa, inclusive com revelação em áudio:
  
Dona de empresa é flagrada revelando que copia questionários de pesquisas já realizadas para não fazer fazer enquete em campo

Entre os dias 11 de julho e 26 de setembro, a Idhata fechou contratos e realizou pesquisas nos seguintes Municípios: Sobral, Barbalha, Iguatu, Crato, Milhã (2 vezes), Acarape, Crateús, Milagres, Tabuleiro do Norte, Frecheirinha, Ipu, Beberibe, Ubajara, Graça, São Benedito (duas vezes), Capistrano (2), Caririaçu (2), Mauriti (2), Mucambo, Poranga, Icapuí, Canindé, Coreaú e Forquilha.  O preço das pesquisas variou entre  R$ 4 mil e R$ 7 mil.
 
Entre os contratantes está a empresa WMO – Comunicação e Marketing, pertencente a Wesley Martins de Oliveira, que encomendou pesquisas para os Municípios de Milagres, Tabuleiro do Norte, Milhã, Frecheirinha, Ipu, Beberibe, Ubajara, Graça, São Benedito, Capistrano. Caririaçu, Mauriti, Mucambo, Icapuí e Canindé.
Entre outros contratantes figuram também numa planilha da própria empresa o Sistema Liberdade de Comunicação Limitada-ME, com pesquisas nas cidades de Sobral, Barbalha, Iguatu, Crato e Milhã; e o deputado estadual Bruno Torquato Pedrosa (esquisa no Município de Acarape).

A confissão
Na gravação, a dona da empresa revela para o cliente que vai copiar os dados de uma pesquisa anterior e colocar na nova enquete contratada. Ela diz: “Dos 300 questionários, da quantidade que foi feita a pesquisa (anterior), eu vou passar à limpo com os critérios que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) exige, que são cinco... Então, eu vou passar à limpo esses questionários pra gente não ter que ir pegar em campo de novo. Aí, por conta disso, estou lhe dando um desconto...”
O histórico da empresa remete a  fatos que foram investigados em uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), instalada pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará em 2009 (logo após as eleições de 2008), que teve como objetivo exatamente investigar falcatruas em pesquisas eleitorais.
Fonte: Ceará News