Total de visualizações

!!

!!

APA da Bica do Ipu recebe pesquisa sobre geodiversidade na unidade de conservação


A Área de Proteção Ambiental (APA) da Bica do Ipu recebeu nesta quinta e sexta-feira a visita da Professora Dra. Vanda Claudino Sales, referência nos estudos de Geomorfologia do Estado do Ceará e de sua orientanda, a geógrafa, Lusimara Lopes, da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA) que desenvolve pesquisa de mestrado sobre e a Geoconservação e a Geodiversidade na APA.

O trabalho de campo compreendeu os trechos do riacho Ipuçaba que vão da nascente principal até o formar da Bica do Ipu. Durante o trajeto, aspectos da geomorfologia ipuense foram analisados, além das potencialidades e fragilidades socioambientais existentes. 

A gestora da unidade, Helaine Matos, que acompanhou as pesquisadoras considera fundamental o desenvolvimento de estudos científicos na área: " a aproximação da universidade com a SEMA pode em muito contribuir para uma melhor gestão das áreas protegidas no Estado. Os resultados apontados nas pesquisas que estão ocorrendo na APA da Bica do Ipu, certamente, trarão subsídios para planejar ações estratégicas na UC, disse. 

O trabalho de campo, também, contou com a participação do Agente Voluntário Ambiental (AVA), Charles Moreira que contribui de forma significativa para as ações desenvolvidas na APA.